Prefeitura investe na manutenção e modernização do parque semafórico da capital

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran), está investindo na manutenção e modernização do parque semafórico da capital. Todo o trabalho tem como objetivo melhorar o trânsito nas vias que recebem maior fluxo de veículos, principalmente nos horários de alta movimentação.

De acordo com o secretário, Ronaldo Flores Corrêa, inicialmente, o município já empenhou mais de R$ 1,5 milhão. No total, o contrato será de R$ 3,7 milhões, que gradativamente serão investidos a longo prazo pela empresa Dataprom, de Curitiba. “Nossa primeira preocupação foi trabalhar com a sincronização dos sinais e onda verde. Para isso, iniciamos trocas de controladoras de determinados semáforos, como por exemplo, na Avenida José Amador dos Reis, e em outros pontos da cidade. Peças também foram trocadas onde foi necessário. Nós estamos trabalhando para que no primeiro semestre de 2022 a população consiga perceber essas melhorias”, disse.

Ronaldo Flores explica que a ATA de registro de preço tem vigência por um ano, e pode ser renovada por mais cinco anos. “Nós temos interesse em renovar para que perdure por até 60 meses conforme a Lei, para que possamos concretizar tudo o que está no contrato, que são os benefícios para a capital. Neste contrato está inserida a prestação de serviço de manutenção, e modernização do nosso parque semafórico, que vai trazer tecnologias novas para serem colocadas à disposição da cidade”, explicou.

O secretário informou ainda, que a Semtran já sincronizou os semáforos da avenida Governador Jorge Teixeira, Carlos Gomes, Abunã e Calama.

Em alguns pontos da cidade, a secretaria fez a troca de semáforos, colocando em uma posição de boa visibilidade para os motoristas. Atualmente, a capital conta com 126 semáforos instalados.

Dentro do contrato firmado com a empresa, o secretário destacou algumas tecnologias como laço virtual, que é uma câmera que faz o controle do fluxo de veículos e laço indutivo, um sensor que é colocado por baixo do asfalto. “Esses dois itens funcionam como os olhos do semáforo, que tem uma controladora que faz o controle total da abertura, fechamento e tempo”, disse.

Outro benefício que vai ser de grande importância para Porto Velho, é a compra de nobreak. “Ele vai manter os semáforos ligados caso haja falta de energia elétrica. Nós começamos instalar no próximo ano. A secretaria já demandou as ordens de serviço e estão chegando logo no início do ano”, garantiu Ronaldo Flores.

Outra modernidade que vai ajudar a passagem de viaturas da Polícia, Corpo de Bombeiros e ambulâncias, é a implantação de uma tecnologia chamada prioridade seletiva, que é a instalação de um transmissor em veículos de urgência e emergência e nos semáforos. “Com um receptor, será possível permitir a abertura do semáforo com a aproximação desses veículos. Esse benefício também chegará a nossa cidade em breve”, finalizou o secretário, Ronaldo Flores Corrêa.