No primeiro dia de evento foram realizadas mostra e avaliações dos trabalhos, seguindo os critérios de acabamento, criatividade e grau de dificuldade

Nos dias 17 e 18 de dezembro foi realizada a exposição do trabalho dos reeducandos da Cadeia Pública de Cerejeiras. A exposição é uma extensão do projeto “Além dos Muros”, realizado através de parceria da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), com o Conselho da Comunidade na Execução Penal de Cerejeiras e a Companhia de Teatro de Cerejeiras (Comtecer).

Iniciado em outubro deste ano, o projeto, conta hoje com a participação de 59 reeducandos. Foi desenvolvido em três eixos, sendo eles: esporte (torneio de futsal), expressão corporal (teatro), onde foi produzida a releitura do espetáculo “Hermanoteu na Terra de Godah”, e habilidades manuais (artesanato, desenho e pintura).

Os vencedores, de cada eixo foram premiados em 1º, 2º e 3º lugar

No primeiro dia, foram realizadas mostra e avaliações dos trabalhos dos reeducandos, seguindo os critérios de acabamento, criatividade e grau de dificuldade. 

As peças de teatro foram avaliadas pelos membros da Comtecer, que analisaram: concepção cênica, roteiro, interpretação, composição do personagem, e voz. O torneio de futsal definiu o time campeão por meio da somatórias de pontos, garantidos em cada vitória da equipe.

Os vencedores, do eixo de habilidades manuais (artesanato, desenho e pintura) foram premiados em 1º, 2º e 3º lugar, servindo de incentivo para todo o trabalho que vem sendo realizado no projeto. O 1º lugar foi premiado com um curso profissionalizante ofertado pela Escola Cened, ficando a livre escolha do reeducando. Os 2º e 3º lugar foram premiados com insumos para a confecção de artesanatos dentro das unidades.

No segundo dia de evento, além de serem anunciados os vencedores e entregues as devidas premiações, foi realizado um culto em comemoração ao aniversário da Evangelização Carcerária Interna – ECI, criada dentro da própria Unidade Prisional. 

O diretor-geral interino, Eguinaldo Lanes, agradeceu a presença e o empenho de todos, enaltecendo o trabalho realizado. “Agradeço a parceria do Conselho, que tem nos ajudado a fazermos a diferença na vida dos reeducandos e consequentemente na sociedade. Agradeço também a todos os servidores que se dedicam ao projeto “Além dos Muros” e trabalharam para que o evento fosse realizado. E por fim, ao reeducandos da unidade, que abraçam todas a oportunidades que ofertamos. Nosso objetivo é mostrar o caminho e é muito satisfatório vê-los seguindo. Uma sensação de dever cumprido. A ressocialização muda a vida do reeducando e transforma a sociedade”, finalizou.