Ponto de vacina foi montado entre as ruas Joaquim Nabuco e Marechal Deodoro

Ponto estratégico foi montado para atender a população durante o domingoPonto estratégico foi montado para atender a população durante o domingo

O tradicional Domingão da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Velho (CDL), na Avenida Sete de Setembro, realizado no último domingo (19), contou a atuação integrada das equipes de vacinadores da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), na aplicação da vacina contra a covid-19 e gripe. A ação faz parte da série de estratégias adotadas pela Prefeitura de Porto Velho no combate ao coronavírus e, também, no reforço da prevenção contra a gripe.Leoneide Gomes aproveitou a oportunidade para receber a 2ª doseLeoneide Gomes aproveitou a oportunidade para receber a 2ª dose

O ponto de vacina foi montado entre as ruas Joaquim Nabuco e Marechal Deodoro para a aplicação do imunizante e contou com uma equipe composta por 14 pessoas, entre profissionais da saúde e voluntários.

De acordo com a coordenadora da equipe de imunização da Semusa no local, enfermeira Daniely Casara, foram ofertadas uma média de mil imunizantes para a população que esteve presente.

Ela conta ainda que durante a ação, a procura maior foi pela vacinação contra a gripe, além da 2ª dose contra a covid-19 e dose de reforço. Para a enfermeira, a estratégia em levar vacina para a avenida Sete de Setembro foi uma forma facilitar o acesso à imunização. “Uma boa saída para as pessoas aproveitarem o momento de compras de fim de ano e depois passarem aqui com a gente para se vacinar. E o que chama atenção também é a alta procura ainda pela primeira dose da vacina contra a covid-19".

Além do trabalho da vacina itinerante, as equipes de vacinadores da Semusa realizam o serviço da “sala móvel”, atendendo pessoas acamadas ou que não possuem alguma mobilidade física. “Para as pessoas com essas limitações, a Semusa presta um serviço em que vai até o morador para a aplicação dos imunizantes. O responsável pelo acamado pode procurar a unidade de saúde mais próxima, informar o endereço e ponto de referência para que a equipe possa ir fazer o atendimento”, detalhou a enfermeira Daniely.

Leoneide Gomes dos Santos Silva, trabalhadora do lar, levou toda a família para as compras de fim de ano e aproveitou a oportunidade para receber a vacina contra a covid-19. “Estou gostando desse momento em família, comprando presentes e me presenteando com a segunda dose da vacina. Uma iniciativa muito boa. O meu recado à população é que se vacine, para que possa estar protegida. Esse é um ótimo presente de Natal, ainda mais no momento em que muitos estarão reunidos com a família”, disse Leoneide.

Joanora das Neves, presidente da CDLJoanora das Neves, presidente da CDL

A presidente da CDL, Joanora das Neves,

esteve presente e destacou a importância do retorno do Domingão, após um ano e seis meses de um cenário pandêmico que impactou fortemente a classe dos lojistas. “Essa união de forças, com a oferta de vacinas para os centros comerciais é uma vantagem muito grande. A Prefeitura de Porto Velho está de parabéns, por essa imunização em massa da população. Só assim o município terá uma economia pujante".

A enfermeira da Opas, Gabriela Castro, também fez parte da coordenação da equipe de imunização no Domingão da CDL. Ela explica que a ação integrada tem o objetivo de atender a população que possui dificuldades em se deslocar aos pontos de vacinação. Um projeto itinerante, que segue em andamento com prazo de atuação de 12 dias, em diferentes bairros e pontos da cidade. “É um projeto que veio para somar no processo de ampliação de oferta de vacina, levando imunização às pessoas que têm dificuldades em chegar a um ponto de vacinação”, observou.

VACINÔMETRO

Os dados da vacinação contra a covid-19 em Porto Velho e nos distritos podem ser acompanhados no Portal do Vacinômetro, pelo site da Prefeitura de Porto Velho. Até o momento, o painel já registrou mais de 700 mil doses de vacinas aplicadas.