Trabalhos continuarão nos dias 26 e 27 de janeiro
Vacinação antirrábica no Bairro Novo segue nos dias 26 e 27 de janeiro
Buscando garantir a imunização de cães e gatos contra a raiva, o município promove, até essa semana, a vacinação antirrábica em animais de estimação do Bairro Novo, em Porto Velho. Até a última sexta-feira (21), 536 pets, entre gatos e cachorros, foram vacinados.Ao todo, 536 animais foram imunizados
A ação é coordenada por equipes da Divisão de Controle de Zoonoses em Animais Domésticos e Sinantrópicos (DCZADS). A vacinação é importante, uma vez que o vírus da raiva leva o animal a óbito em caso de contaminação, além de evitar a transmissão para seres humanos.
Até a última semana, as equipes estiveram concentradas no Condomínio Gardênia e Margarida. A ação retorna nos dias 26 e 27 de desse mês nos demais condomínios, conforme o cronograma firmado nos grupos de moradores do residencial.
De acordo com a gerência responsável pelo mutirão, desde o início desta semana, quando a ação começou, a procura pela vacina foi bem expressiva.
“É muito importante que os moradores tragam seus pets e garantam a vacinação deles, principalmente nesta região de muita vegetação e circulação de morcegos”, ressalta Edson Neves da Cruz, gerente do DCZADS.
Os morcegos são capazes de transmitir diversos tipos de vírus, bactérias e parasitas aos seres humanos. O vírus Lyssavirus da família Rhabdoviridae, conhecido como vírus da raiva, é um dos principais microrganismos transmitidos pelos morcegos e que podem chegar rapidamente na corrente sanguínea, atingindo o sistema nervoso central e levando a pessoa ao quadro de encefalopatia.
Alan Diniz garantiu a imunização do melhor amigo
“Essa ação itinerante é muito importante, ainda mais para quem mora longe da unidade de vacinação. Amo muito os meus cachorros e são importantes para a gente se sentir melhor”, conta o advogado Alan Diniz, morador do Bairro Novo que tatuou o melhor amigo no braço.
Outras ações como esta serão anunciadas, em breve, pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) através da Divisão de Controle de Vetores (DVS), mas para quem deseja que o seu animal de estimação ganhe a dose de proteção contra a raiva o mais rápido possível, o município disponibiliza o DCZADS, situado na avenida Mamoré, 1120, no bairro Cascalheira, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
0 Comentários