Na linha de uma governança moderna, o Governo de Rondônia está promovendo a expansão da tecnologia de comunicação VoIP, para dar suporte administrativo, rapidez e segurança às atividades das equipes da Agência de Defesa Agrossilvopastoril de Rondônia (Idaron) dos distritos de Três Coqueiros (Campo Novo de Rondônia), Rio Branco (Campo Novo de Rondônia), Jacynópolis (Nova Mamoré) e Rio Pardo (Porto Velho).

Dessa forma, de acordo com informações da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), órgão responsável pela implantação do sistema, com as novas instalações, a Agência Idaron vai passar de 39 ramais VoIP ativos para 43, promovendo uma melhora significativa da comunicação entre as unidades no Interior, uma vez que a distância e o relevo dificultam o alcance das redes móveis, tornando as unidades dependentes unicamente da internet como fonte e comunicação.

Segundo o técnico de Fiscalização Agropecuária de Jacynópolis (Idaron), José Dionísio, “com exceção ao distrito de Rio Branco que possui em sua localidade rede de telefonia fixa, as demais unidades não possuem acesso aos serviços prestados pelas operadoras de telefonia fixa e móvel. A comunicação destas unidades era realizada através de WhatsApp com os usuários dos serviços e com as demais unidades da Agência Idaron, a implantação do serviço VOIP vai contribuir e ampliar o acesso a comunicação entre instituição e público que utilizam dos serviços de Defesa Sanitária Animal e Vegetal”.

Mestre em informática e coordenador de Infraestrutura da Setic, Gabriel Carrijo, disse que neste projeto de uso de modernas tecnologias de comunicação, a intenção do Governo de Rondônia, além de possibilitar e facilitar o domínio de um serviço de comunicação de alta qualidade e segurança, visa também a redução de custos com ligações telefônicas e a possibilidade de realização de chamadas em localidades ainda não atendidas pelo sistema de telefonia tradicional ou celular, tendo apenas um link de internet, “o que é um avanço para os técnicos e para as comunidades atendidas”, disse.

Ele explicou que o Governo de Rondônia tem feito esforços e investimentos consideráveis para ampliar a rede de atendimento do Sistema VoIP (Voice Over Internet Protocol) que, como bem indica o próprio nome, é um meio que possibilita o uso de telefonia pelo protocolo de internet, capaz de gerar os melhores benefícios como a qualidade das ligações e a possibilidade de realizar e receber chamadas de locais remotos que não possuem o Serviço de Telefonia Fixa Computada (STFC). O sistema gera economia e qualidade em ligações telefônicas, que podem ser realizadas entre órgãos da Administração Pública e para ambientes externos.

FILA DE ATENDIMENTO

Ressalte-se que o VoIP do Governo de Rondônia conta com o serviço de “fila de atendimento”, que permite que os ramais associados a uma linha toquem simultaneamente. E assim a ligação é encaminhada para o atendente disponível, seja no mesmo ambiente ou em outra cidade, bastando para isso que esteja na rede governamental. É a tecnologia a serviço da melhoria dos trabalho prestado pelo Estado à sociedade.

Importa esclarecer que a proposta de implantação desse projeto de comunicação moderna no Serviço Público tem a parceria da Superintendência de Gestão de Gastos Públicos Administrativos (Sugesp), e a marca da Setic que trabalha na sua execução com a implantação de aparelhos, aplicativo mobile, monitoramento e remanejamento de linhas telefônicas, com a missão de ampliar e dar qualidade à comunicação governamental e gerar economia para o Estado.

A TECNOLOGIA VOIP

O Sistema VoIP ou Voz sobre Protocolo de Internet, é uma tecnologia que permite a transmissão de voz por IP (Protocolos de Internet), ou seja, transforma sinais de áudio analógicos, como em uma chamada, em dados digitais que podem ser transferidos através da internet funcionando para ligações internas e externas.