Plano de Governo de Marcos Rogério prevê regularização fundiária, saneamento, novo estádio e investimentos em estradas

A exemplo dos outros candidatos a governador, o candidato do PL, Marcos Rogério, pediu o registro e apresentou seu Plano de Governo. Em linhas gerais, a proposta oficial para os próximos quatro anos é executar investimentos em infraestrutura, pesquisa em tecnologia, desburocratização da máquina e focar em melhorias para Saúde, Educação e Agricultura. Na pauta do meio ambiente, o candidato bolsonarista defende o desenvolvimento sustentável transformando a preservação da floresta amazônica em ativo financeiro, exigindo compensação de ou tras nações. Nesse sentido, o caminho apresentado por Marcos Rogério passa também pela regularização fundiária do estado, cujo território tem 30% de ocupação sem controle. “Os proprietários são tolhidos dos benefícios do imóvel titulado”, explicou o texto.

A questão fundiária tem tomado o centro do debate dos governadoráveis há várias campanhas. Mas de prático, não houve avanço. A gestão do presidente Bolsonaro, líder de Marcos Rogério, travou o INCRA, responsável pela regularização, e apenas medidas tímidas foram apresentadas neste atual Governo com apoio de emendas do deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) para contratação de técnicos.
Uma outra novidade do candidato é a criação de uma Sala dos Municípios. Segundo o Plano de Governo, é uma estrutura física dentro do Palácio Rio Madeira para recepção e assessoramento técnicos de prefeitos e seus secretários. Nesse sentido, o Plano de Governo do atual governador Marcos Rocha (União Brasil) é mais completo, já que ele pretende criar uma Secretaria do Interior.
No esporte, área deficitária em Rondônia, o candidato fala em investimentos e fortalecimento de federações e organizações culturais. De concreto mesmo, Marcos Rogério promete a transformação do Estádio Aluízio Ferreira em uma arena multieventos com arquitetura moderna e ousada para abrigar 12 mil pessoas. O local, além de jogos de futebol, seria ocupado para realização de conferências, shows e palestras.
Na Saúde, Marcos Rogério quer descentralizar o atendimento, reduzir as filas de procedimentos complexos e investir na estrutura nos municípios. “ Atualmente, Rondônia possui uma estrutura de saúde deficitária e particularmente concentrada na capital. Os dados oficiais apontam que dezenas de milhares de pessoas aguardam na fila de espera para realização de exames de não tão complexos. Os hospitais públicos apresentavam taxa de ocupação hospitalar acima de 200% em março de 2022”, observou.

Ivo Cassol

Até hoje, embora tenha pedido o registro e obrigado a apresentar seu Plano de Governo, a página do sistema eleitoral destinada as propostas oficiais estava em branco do candidato Ivo Cassol. Marcos Rocha e Pimenta de Rondônia (Federação PSOL e Rede) apresentaram seus planos. Os demais, Léo Moraes (Podemos), Valcleir Queiroz (Agir) e Daniel Pereira (Frente Democrática) ainda não apresentaram seus respectivos registro e plano. A data final será dia 15 de agosto.