Futuro ministro da Justiça afirma que manifestantes contrários ao resultado das eleições começaram a deixar região perto de QG do Exército
Flávio DinoCopyright
Sérgio Lima/Poder360 09.dez.2022
Flávio Dino (foto) afirmou que há uma tentativa de trazer o "terrorismo político" para o Brasil
27.dez.2022 (terça-feira) - 18h52
atualizado: 27.dez.2022 (terça-feira) - 19h59

O futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB-MA) afirmou que o acampamento instalado no QG do Exército em Brasília (DF) de manifestantes contrários ao resultado das eleições está em “fase final” e sendo desativado nesta 3ª feira (27.dez.2022).

Estamos vendo uma tentativa, infelizmente, de trazer o terrorismo político para o Brasil, e nós não vamos aceitar. As investigações estão em andamento, pessoas foram presas e mais pessoas foram presas”, disse Dino em entrevista à CNN Brasil.

publicidade

Poder360 esteve no acampamento por volta de 19h desta 3ª feira, mas não percebeu nenhum indicativo de que os manifestantes estavam deixando o local. Soldados foram perguntados se haviam recebido alguma orientação para iniciar a desativação, mas disseram não saber de nada.

Copyright
Poder360 – 27.dez.2022

Na manhã desta 3ª feira, Dino havia mencionado que esperava uma desmobilização voluntária dos acampamentos até 1º de janeiro, data da posse presidencial. Caso contrário, uma 2ª possibilidade seria a desmobilização compulsória, de acordo com ele. “Espero que essa desativação se estenda a todo o território nacional para que a lei seja cumprida”, declarou Dino.

De acordo com Dino, os extremistas relacionados a atos violentos na capital são “perigosos”, mas correspondem a pequenos grupos. O futuro ministro afirma que a cerimônia de posse será realizada de forma segura, com isolamento da área do Planalto e mobilização integral das forças policiais do Distrito Federal.

No momento em que infelizmente tem ocorrido, ainda que de modo declinante, a resistência ao resultado legítimo das urnas, o uso da força foi aumentando. Então nós temos várias prisões já efetuadas, várias prisões por serem efetuadas, nós temos várias investigações em andamento que resultarão em novos pedidos de prisão de crimes muito graves, cujas penas podem chegar a até 30 anos”, declarou Dino.

Mais cedo nesta 3ª feira, o futuro ministro disse que enviará ao STF (Supremo Tribunal Federal) um pedido de suspensão de todos as posses e portes de armas em Brasília de 4ª feira (28.dez) até 2 de janeiro de 2023, um dia depois da posse presidencial.