Fachada de agência do INSS — Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
1 de 1 Fachada de agência do INSS — Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O edital publicado nesta quinta-feira (22) no "Diário Oficial da União" traz:

  • o resultado final nas provas objetivas
  • a convocação para a avaliação biopsicossocial dos candidatos que solicitaram concorrer às vagas reservadas à pessoa com deficiência
  • a convocação para o procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração dos candidatos negros
  • não estão contemplados nesse edital os candidatos que optaram por concorrer às vagas da Gerência Executiva Guarulhos

O concurso teve o total de 1.023.494 de inscritos - média de 1.023 candidatos por vaga. No entanto, por localidade, a concorrência passa de 5 mil pessoas por vaga em São Paulo e no Distrito Federal - veja aqui a demanda por locais de vagas.

O cargo de técnico do seguro social do INSS exige nível médio de escolaridade. O salário é de R$ 5.905,79.

Do total de vagas, 98 são destinadas a pessoas com deficiência e 200 a pessoas negras.

Os aprovados serão convocados, de acordo com a classificação, para trabalhar nas 1.598 agências da Previdência Social espalhadas pelo país. Ou seja, eles serão lotados em qualquer agência pertencente à gerência executiva do INSS à qual optou por concorrer.

  • Clique aqui para ver a relação completa de agências no país por gerência executiva.

Entre as atividades que serão executadas pelos técnicos estão o atendimento ao público, orientação, informação e conscientização previdenciária e ações relacionadas ao reconhecimento de direitos previdenciários.

Locais das vagas

As vagas são para as seguintes 97 gerências executivas localizadas em todas as unidades da Federação:

Veja abaixo a distribuição das vagas por estado:

O edital prevê a quantidade máxima de 3.373 aprovados que poderão ser chamados conforme a necessidade do órgão e desde que haja previsão orçamentária.

Provas e curso de formação

O concurso teve provas objetivas e curso de formação. As provas objetivas foram realizadas em 27 de novembro nas cidades das 97 gerências executivas.

O curso de formação será realizado em turmas e está vinculado à ordem de classificação dos candidatos aprovados na prova objetiva. Assim, serão convocados para a matrícula no curso os candidatos classificados nas provas objetivas dentro das 1.000 vagas previstas no edital.

O curso de formação será realizado nas cidades de Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, João Pessoa/PB, Manaus/AM, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP.

O curso de formação terá a carga horária de até 180 horas presenciais, em tempo integral, com atividades que poderão ser desenvolvidas nos turnos diurno e noturno. O candidato matriculado receberá auxílio financeiro correspondente a 50% do salário do cargo. Esse curso será feito pelo Cebraspe, com questões práticas do trabalho dos servidores.

A avaliação do curso de formação terá prova objetiva, composta de 120 itens para julgamento certo ou errado, e de prova discursiva, composta de duas questões discursivas, a serem respondidas em até 15 linhas, com o conteúdo ministrado.

A previsão do INSS é que o curso de formação dure entre 30 e 45 dias e seja focado no atendimento de segurados e análise de processos.

A nota final no concurso será a soma da nota final das provas objetivas e da nota final obtida no curso de formação. Os candidatos serão listados em ordem de classificação por gerência executiva do INSS, de acordo com os valores decrescentes das notas finais no concurso.

Segundo o INSS, o cronograma previsto para o concurso é o seguinte:

  • Prova objetiva: 27 de novembro
  • Resultado final do concurso: dezembro
  • Curso de formação: de janeiro a fevereiro
  • Ambientação dos aprovados nas agências: março

O número de vagas autorizadas foi bem menor que o necessário. O INSS enviou ao Ministério da Economia pedido de 7.575 vagas, sendo 6.004 para técnico do seguro social e 1.571 para analista do seguro social.

O ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, reconheceu que as mil vagas oferecidas no concurso não são suficientes para a necessidade atual do INSS, "mas é um início". De acordo com o ministro, os aprovados serão lotados nas agências que tenham maior demanda de serviços ou com menor número de servidores.

Assim, para entrar no órgão, os candidatos terão que ter graduação tanto para concorrer a técnico quanto para analista, que são as duas formas de ingresso na autarquia.

Segundo o ministro, dos 20 mil servidores no INSS, 14,5 mil são técnicos do seguro social e, desses, apenas 1,4 mil não têm nível superior. A autarquia está incentivando esses servidores a fazer a formação superior - 1,1 mil demonstraram interesse e boa parte já iniciou os cursos.

Último concurso

último edital do concurso do INSS foi lançado em dezembro de 2015 e previa 800 vagas para técnico do seguro social. Durante o prazo de validade do concurso, o então Ministério do Planejamento divulgou várias portarias autorizando nomeações dos aprovados. O salário de técnico do seguro social foi de R$ 4.886,87 na época. A organizadora do concurso foi o Cebraspe - veja o edital e as provas anteriores do concurso.

O concurso teve prova objetiva de conhecimentos básicos e específicos com as disciplinas de Ética no Serviço Público, Regime Jurídico Único, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática e Seguridade Social.

Foram 1.043.807 inscritos para as 800 vagas - 1.304 candidatos por vaga.