O projeto piloto que propõe o diagnóstico, sensibilização, confecção de projetos e captação de recursos aos municípios de Rondônia, com vistas à elaboração e execução de ações sustentáveis de segurança, trânsito e mobilidade urbana, apresentado pelo Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia garantiu o Prêmio Destaque Senatran, o qual faz parte das ações realizadas pelo Ministério da Infraestrutura e da Secretaria Nacional de Trânsito – Senatran. A solenidade de premiação aconteceu na quinta-feira, 8, no Instituto Serzedello Corrêa, em Brasília (DF).
A Senatran promove a premiação, com o objetivo de incentivar a sociedade brasileira à produção técnica, científica e artística, laureando os melhores trabalhos relacionados à segurança viária e educação para o trânsito. 
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o prêmio é mais um reflexo positivo das ações que o Governo de Rondônia, por meio do Detran, tem realizado para dar mais segurança no trânsito, buscando reduzir o número de vítimas decorrentes de acidentes. “As ações do Detran quanto às medidas de fiscalização e educação de trânsito realizadas em todo o Estado tem como principal objetivo  salvar vidas”, reforçou o governador. 
*PROJETO*
O Detran Rondônia recebeu o prêmio, em decorrência do projeto piloto, desenvolvido em parceria com a Secretaria Nacional de Trânsito – Senatran, que por meio dos dados estatísticos da Coordenadoria de Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito – Renaest, propõe o diagnóstico, sensibilização, confecção de projetos e captação de recursos aos municípios do Estado de Rondônia, com vistas à elaboração e execução de projetos sustentáveis de segurança, trânsito e mobilidade urbana, promovendo assim, a gestão dessas políticas e formas para o financiamento mediante entidades financeiras, visando trazer eficiência no desenvolvimento do tráfego e, por consequência, reduzir mortes e acidentes de trânsito em Rondônia, tendo como parâmetro o Pnatrans.
O diretor-geral, Paulo Higo Ferreira de Almeida destacou que, além da Autarquia, a estudante da Escola Estadual de Ensino Fundamental São Roque de Corumbiara,  Ruthi de Souza  Pereira, foi reconhecida com Prêmio Senatran, ficando em primeiro lugar na categoria Paródia de Produções Artísticas. “Somos inovadores em todas as áreas e temos muito a comemorar”, disse.
“Quero externar minha gratidão ao governador Marcos Rocha pelo apoio aos nossos projetos inovadores, à equipe da Senatran, na pessoa do secretário nacional Frederico, que confiaram no trabalho desenvolvido pelo Detran  Rondônia”, agradeceu o diretor-geral.