Arena da Amazônia se tornou local de grandes eventos, em Manaus  — Foto: Augustto Albuquerque/Divulgação

Arena da Amazônia se tornou local de grandes eventos, em Manaus — Foto: Augustto Albuquerque/Divulgação

A Arena da Amazônia, em Manaus, foi um dos palcos da Copa do Mundo de 2014, sediada no Brasil. Durante a realização da competição, o entorno do estádio teve uma grande movimentação de pessoas e estrangeiros. Hoje, oito anos depois, moradores e comerciantes da região afirmam que o aumento do fluxo de pessoas no local acontece em poucas ocasiões.

Após a realização do mundial, nos anos seguintes o estádio recebeu grandes eventos esportivos como as Olimpíadas em 2016, o Torneio Internacional de Seleções Femininas em 2016 e 2021, a Copa Libertadores da América feminina em 2018 e dois jogos da Seleção Brasileira masculina nas eliminatórias para as duas últimas Copas do Mundo, em 2016 e 2022.

Mas apesar de receber diversos eventos esportivos ao longo dos anos, e com o futebol local levando grandes públicos apenas em algumas ocasiões, são os shows musicais que acontecem com mais frequência na Arena da Amazônia e movimentam o comércio da região.

Além dos shows e festivais de música com cantores nacionais, o estádio já chegou a receber apresentações de renomados artistas internacionais, como a banda Guns N' Roses, neste ano. O evento lotou os anéis e o gramado da Arena da Amazônia.