Empreendimento de alto padrão possuía arquitetura inspirada em restaurantes tradicionais de Nova York e foi inaugurado no dia 28 de novembro.

Por g1 PI

Explosão em restaurante na Zona Leste de Teresina afetou lojas e residências  — Foto: g1pi
1 de 5 Explosão em restaurante na Zona Leste de Teresina afetou lojas e residências — Foto: g1pi

Explosão em restaurante na Zona Leste de Teresina afetou lojas e residências — Foto: g1pi

O Vasto Restaurante, que faz parte do grupo Coco Bambu, ficou destruído após explosão na manhã desta quarta-feira (21), em Teresina. Na hora da explosão, moradores informaram ao g1 que chegaram a sentir o chão tremer. Um vigilante ficou ferido. Veja, abaixo, o que se sabe sobre o caso:

Horário e local da explosão

A explosão aconteceu por volta das 6h30 desta quarta-feira (21) no Vasto Restaurante, que fica localizado na rua professor Joca Vieira, no bairro de Fátima, Zona Leste da capital.

Às 8h, algumas chamas ainda atingiam o local.

Restaurante ficou completamente destruído com explosão — Foto: Reprodução

Feridos

Márcio da Costa e Silva, de 35 anos, é vigilante no local e ficou ferido na explosão. Os bombeiros realizaram os primeiros socorros e informaram que ele foi levado para o Hospital de Urgências de Teresina (HUT) com queimaduras de primeiro grau no corpo e desorientado.

Segundo informou a equipe médica, a vítima apresenta queimaduras na face, tórax, mão e está aguardando cirurgião plástico para fazer o desbridamento (raspagem das queimaduras).

Outro funcionário estava no local, mas não se machucou.

Causa

Havia forte cheiro de gás no local, mas o Corpo de Bombeiros ainda não confirmou a causa do incidente. Ainda de acordo com a corporação, não há risco de uma nova explosão.

Explosão em restaurante na Zona Leste de Teresina afetou lojas e residências — Foto: g1pi

Impacto na vizinhança

O Restaurante Coco Bambu, que fica ao lado, e outros imóveis também tiveram suas estruturas afetadas. Moradores da região informaram ao g1 que sentiram o forte impacto e ouviram o som muito alto da explosão. Há relatos de pessoas que sentiram o chão tremer.

Segundo os bombeiros, o deslocamento de ar da explosão atingiu imóveis a quatro quarteirões de distância, cerca de 100m. Vídeos mostram vidros quebrados, telhados destruídos e paredes atingidas pelos destroços da explosão.

Uma academia próxima ficou com o teto destruído. Todas as vidraças de lojas e casas próximas foram destruídas. Um escritório de advocacia teve parte do teto destruído. Um vídeo (abaixo) mostra a reação de uma família, em casa, durante a explosão.

Vídeo mostra reação de família durante explosão de restaurante em Teresina

Vídeo mostra reação de família durante explosão de restaurante em Teresina

Os bombeiros afirmaram ainda que a “região está colapsada” e que acionou a engenharia para avaliar todos os imóveis do entorno. O principal temor é de desabamento de imóveis.

“Abalou toda a estrutura do local. Já fomos até o subsolo do outro restaurante e percebemos o forte odor de gás. Mas o risco de novas explosões é difícil, o risco maior é de desabamento. Por isso, estamos isolando a área e pedindo que as pessoas se retirem”, disse o tenente Everton.

O oficial afirma ainda que a “região está colapsada” e que acionou a engenharia para avaliar todos os imóveis do entorno.

O restaurante

O Vasto Restaurante faz parte do grupo Coco Bambu e foi inaugurado há pouco tempo, no dia 28 de novembro.

É um empreendimento de alto padrão e possuía arquitetura inspirada em restaurantes tradicionais de Nova York, com elementos como pedras, madeira e a cor dourada em destaque.

Veja antes e depois de restaurante atingido por explosão em Teresina

Veja antes e depois de restaurante atingido por explosão em Teresina

Chorando muito, a auxiliar de cozinha Maria Osmarina estava muito comovida com a situação ao chegar ao local de trabalho e ver a destruição.

"Ontem trabalhei até 16h, estava normal, muito movimento, foi muito bom, uma venda boa. Cheiro de gás sempre teve, normal, quando liga o fogão, nada que chamasse atenção. Foi inaugurado há 47 dias e há sete dias tivemos um treinamento em Fortaleza. O restaurante fica lotado até 1h todo dia. Está doendo muito, você vem pra trabalhar e se depara com uma situação dessas", lamentou.
Imagem Reprodução
— Foto 1: Reprodução — Foto 2: Isabela Leal/g1

Explosão de restaurante em Teresina atraiu muitos curiosos — Foto: Reinaldo Junior

Restaurante explode em Teresina — Foto: Reinaldo Junior

*Reportagem em atualização