Imagem aérea da Granja do Torto — Foto: Reprodução
1 de 2 Imagem aérea da Granja do Torto — Foto: Reprodução

Até a semana passada, a residência estava servindo de moradia para o ministro da Economia, Paulo Guedes, a quem foi cedida ainda durante a pandemia pelo presidente Jair Bolsonaro.

Comboio de Lula deixa a Granja do Torto, em Brasília — Foto: Guilherme Mazui/g1

Assessores de Lula relataram ao blog que havia expectativa de o presidente poder ir ainda nos próximos dias para a Granja, em especial por motivos de segurança. Mas, após a vistoria, o plano foi abandonado temporariamente.

Lula deve permanecer no hotel até que uma das residências oficiais esteja apta para recebê-lo. O presidente Jair Bolsonaro deixará o Palácio da Alvorada até 1º de janeiro, quando deixa a Presidência.

Os assessores de Lula disseram que terão que avaliar as condições da área residencial do Alvorada antes de recomendar a Lula que se mude para lá.

Durante seus oito anos como presidente, Lula chegou a preferir a Granja ao Palácio da Alvorada, e passou longos períodos morando lá, em especial durante a reforma do Alvorada.

Esta foi a primeira vez na história recente das transições de governo em que a Granja do Torto não foi cedida para o governo eleito já nos primeiros dias da transição.