Comunidade será primeira área de palafitas a receber serviço de esgotamento sanitário na capital

acritica.com
online@acritica.com
 (Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Em breve, os mais de 900 moradores do Beco Nonato terão acesso ao sistema de esgotamento sanitário. A comunidade localizada na Cachoeirinha será a primeira área de palafitas a receber o serviço, em uma ação pioneira da Águas de Manaus.

As obras seguem em ritmo acelerado, com a participação de uma força-tarefa com mais de 30 colaboradores da empresa. As casas já estão sendo conectadas, e as equipes preparam a instalação da elevatória, fazendo a interligação com a rede principal, que irá levar o esgoto à Estação de Tratamento do bairro Educandos (ETE Educandos). 

Além disso, o local também está recebendo melhorias como pintura nas tubulações de esgoto - incluindo a estrutura de cimento colocada para que elas não flutuam -, instalação de lixeiras e troca de tábuas das passarelas que dão acesso às casas

“É um trabalho de extrema complexidade, que precisou levar em consideração cada uma das residências. Essas famílias receberam visitas das nossas equipes, e, a partir daí, foi criada uma estratégia para iniciar a obra e, também conscientizar os moradores sobre a importância de se conectar à rede de esgoto”, destacou o diretor-presidente da Águas de Manaus, Diego Dal Magro. 

Histórico

O Beco Nonato foi o primeiro local contemplado pela Águas de Manaus no programa de relacionamento “Vem Com a Gente”, focado na implantação de redes de água em áreas vulneráveis. Com isso, foram eliminadas ligações irregulares. A estrutura de água implantada no Beco foi replicada para outras regiões vulneráveis de Manaus e resultou na implantação de mais de 150 km de redes pela cidade. 

O trabalho rendeu à Águas de Manaus o Prêmio Cases de Sucesso em Água e Saneamento, do Pacto Global das Nações Unidas, uma plataforma da ONU voltada para empresas que alinham suas estratégias à sustentabilidade.