Rondônia 41 anos: “Somos destemidos pioneiros, com uma geração que já se considera rondoniense de fato”, diz professor

Nesta quinta-feira, 22 de dezembro, o Estado de Rondônia completa 41 anos de criação. Em entrevista ao RONDONIAGORA, o professor e historiador, Célio Leandro, fala sobre o desenvolvimento do estado ao longo de mais de quarenta décadas, destacando as riquezas que por aqui temos e o que ainda precisa melhorar.

Em 22 de dezembro de 1981, Rondônia foi elevado à categoria de estado e em 4 de Janeiro de 1982 , empossado o coronel Jorge Teixeira de Oliveira como o primeiro governador do 23º estado do Brasil. O novo estado contava com apenas treze municípios: Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, Colorado d′Oeste, Costa Marques, Espigão d′Oeste, Guajará Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Ouro Preto d′Oeste, Pimenta Bueno, Presidente Médici e Vilhena. 

A Lei que criou Rondônia foi a complementar 41, de 22 de dezembro de 1981.

Olhando para os dias atuais, e lembrando como tudo era lá atrás, nos nossos antepassados, o professor destaca uma evolução na sociedade no que se refere ao pertencimento. “Somos destemidos pioneiros, com uma geração que já se considera rondoniense de fato, não somos mais somente imigrantes ou descendentes de imigrantes, nossa sociedade atual já se considera pertencente, tem conhecimento maior de nossa história e consegue defendê-la”, disse. 

Célio Leandro explica que a atual delimitação territorial teve início em 1943, quando Getúlio Vargas criou o Território Federal do Guaporé, na época, desmembrou-se territórios do Mato Grosso e do Amazonas, constituindo-se o que somos hoje. “O território foi criado com apenas 4 municípios, sendo Porto Velho e Lábrea, e é isso mesmo, pertencia ao Guaporé, vindos do Amazonas e Guajará Mirim e Santo Antônio, vindos do Mato Grosso”, explicou o professor e historiador.