Nísia Trindade revogou outras cinco portarias do governo Jair Bolsonaro

Por Da Redação 16 jan 2023, 15h47
Nisia Trindade: nome favorito de Lula
Nísia Trindade é ministra da Saúde de Lula ///Reprodução

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, revogou nesta segunda-feira, 16, uma portaria assinada pelo então ministro Eduardo Pazuello em setembro de 2020 que estabelecia a necessidade de prévio aviso à polícia no caso da realização de aborto legal.

A medida de Pazuello previa que a comunicação à autoridade policial era obrigatória e deveria ser feita pelo médico, por outros profissionais de saúde ou os pelos responsáveis pela instituição que iria realizar o procedimento.

A legislação brasileira permite o aborto em caso de estupro, risco à vida da mãe ou anencefalia. Na prática, o texto publicado pelo governo Jair Bolsonaro dificultava o acesso ao procedimento. Além da comunicação à autoridade policial, a portaria previa a necessidade de preservar possíveis evidências materiais do crime de estupro.

A ministra também revogou outras cinco portarias do governo anterior relacionadas ao Programa Nacional de Imunizações, à prevenção do câncer e à atenção materna e infantil.

Giro VEJA - segunda, 16 de janeiro

A resposta aos atos golpistas e os preparativos do novo governo para o Fórum Econômico Mundial são os destaques do dia
YouTube Video
Fechou-se mais um pouco o cerco aos autores dos atos golpistas ocorridos em Brasília no último dia 8. Nesta segunda-feira, a Polícia Federal deflagrou uma operação para prender responsáveis por financiar os atos de depredação da capital federal. O procurador-geral da República, Augusto Aras, anunciou que já tem prontas 40 denúncias contra bolsonaristas que participaram da depredação dos prédios dos Três Poderes