Nascido em 2014, Pedro Aluizio, de 8 anos, tinha o título de maior bebê nascido em Parintins. Em 2023, o menino perdeu o posto para Angerson, que nasceu com 7,3 kg e é o maior bebê já nascido no Amazonas.

Por Jean Beltrão, Rede Amazônica — Parintins, AM

Pedro Aluízio nasceu pesando mais de 6kg em Parintins

Pedro Aluízio nasceu pesando mais de 6kg em Parintins

Pedro nasceu com 6,7 kg, na 40º semanas de gestação, no Hospital Padre Colombo, mesmo hospital que o "bebê gigante" nasceu, em 22 de julho de 2014.

De acordo a mãe de Pedro, Ivanete Reis Freire, o pré-natal foi feito de forma regular e os médicos já haviam alertado que nasceria um bebê grande. Mesmo assim, o peso do bebê surpreendeu.

"Pedro tinha todas as roupas, o enxoval de criança normal, mas não deu nenhuma. Não deu nada", contou a mãe.

Pedro Aluízio nasceu com quase 7 kg, em Parintins. — Foto: Arquivo Pessoal

Na época do nascimento, Ivanete e Pedro chegaram a ser transferidos para Manaus para realização de exames. A mãe chegou a fazer exames para saber se tinha diabetes gestacional, um dos fatores que pode ter gerado um bebê Grande para Idade Gestacional (GIG).

"Quando ele chegou, eles ficaram preocupados de eu ter diabetes. Mas foi constado, lá em Manaus, que eu não tinha diabetes".

Aos 8 anos de idade, Pedro é uma criança saudável e não apresentou problemas de saúde ao longo da vida.

Bebês grandes são um risco

Apesar de Pedro ter crescido uma criança saudável, a médica da neonatologia do Hospital Padre Colombo, Artemísia Pessoa, aponta que é um risco para mães e bebês.

"Eles passam dificuldade respiratória após o nascimento por conta da proporção corpórea deles. EleS tem alteração de glicemia, causando muitas vezes quedas bruscas de glicemia. O risco materno é grande também porque não vai ser uma cesaréa simples, vai ser complicada", apontou a médica.

A diabetes gestacional é o principal fator que pode levar ao crescimento acelerado de um bebê. A diretora clínica do Hospital Padre Colombo, Teresa Marcelino, explicou como isso poderia acontecer.

"A diabetes gestacional pode levar o bebê a ter esse tipo de crescimento acelerado, até desproporcional, e a gente sabe, que eventualmente, os bebês assim tem uma dinâmica muito rápida. Porque como a mãe está com açúcar maior, então faz com que o bebê faça liberação de insulina acima do normal e isso leva a ele ter hipoglicemia, baixa muito rápido o açúcar dele.

Maior bebê do Amazonas

Como está o bebê gigante de Parintins?

Como está o bebê gigante de Parintins?

No dia 18 de janeiro de 2023, Angerson Santos nasceu pesando mais de 7 kg no Hospital Padre Colombo. O bebê quebrou um recorde e é considerado o maior do Amazonas, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

A criança veio ao mundo pesando 7,328 quilos e medindo 59 centímetros, 11h27. O menino nasceu de parto cesárea.

De acordo com a diretora clínica, Teresa Marcelino, a mãe da criança apresentou um alto nível de glicemia, açúcar no sangue, considerado acima do normal para uma gestante. A mulher fez o pré-natal, mas não foi a todas as consultas, fator que pode ter gerado o bebê GIG.