Novo presidente da Câmara dos EUA, Kevin McCarthy segura martelo na principal poltrona do Capitólio — Foto: Andrew Harnik/AP
1 de 4 Novo presidente da Câmara dos EUA, Kevin McCarthy segura martelo na principal poltrona do Capitólio — Foto: Andrew Harnik/AP

Novo presidente da Câmara dos EUA, Kevin McCarthy segura martelo na principal poltrona do Capitólio — Foto: Andrew Harnik/AP

Durante a madrugada deste sábado (7), o republicano Kevin McCarthy foi eleito presidente da Câmara dos representantes dos Estados Unidos, vencendo o democrata Hakeem Jeffries por 216 a 212.

McCarthy é um representante do 23° distrito da Califórnia e foi eleito para o Congresso pela primeira vez em 2006.

Ele foi escolhido presidente da Câmara na 15ª rodada de votação, na maior sequência de tentativas fracassadas de eleger um líder da Casa desde a década de 1850.

O impasse estava em um grupo de republicanos extremistas, que votavam contra McCarthy, e só foi resolvido quando alguns membros desta ala se abstiveram da votação.

Apesar de ser uma indicação do ex-presidente Donald Trump, ele é considerado um republicano mais moderado e que age menos radicalmente.

Kevin McCarthy durante processo de posse como presidente da Câmara dos EUA — Foto: Andrew Harnik/AP

  • Em 2009, ele assumiu a posição de vice-líder dos republicanos na Câmara. McCarthy auxiliava o líder do partido na época, Eric Cantor.
Os líderes da Câmara têm como função garantir que todos os filiados do partido tenham um voto unânime sobre determinado debate ou votação para fazer com que a maioria conquistada nas eleições se faça valer dentro do Congresso.
  • Em 2014, ele assumiu o posto de Eric Cantor como líder do partido na Câmara.
  • Esperava-se que em 2015, após a renúncia de John Boehner, McCarthy assumisse a presidência da Câmara. Porém, após uma denúncia de infidelidade conjugal e outros problemas internos do partido, McCarthy retirou sua candidatura, e Paul D. Ryan foi eleito "speaker", como é conhecido o presidente da Câmara.
  • McCarthy voltou a conseguir destaque no partido depois que Paul Ryan encontrou dificuldades de relacionamento com o então presidente Donald Trump. Na ocasião, McCarthy se aproximou dele.

Donald Trump e Kevin McCarthy em foto de arquivo de 14 de janeiro de 2018 — Foto: REUTERS/Kevin Lamarque

Apesar de ser um novo parceiro de Trump, com a invasão ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021, McCarthy se demonstrou contrário ao movimento e repreendeu o ex-presidente americano pelo papel que ele teve no ataque.