Marcio Freire em ação — Foto: Reprodução
1 de 6 Marcio Freire em ação — Foto: Reprodução

O baiano morreu enquanto surfava na Praia do Norte, em Nazaré, cidade portuguesa. Ele caiu de um "paredão" e foi resgatado por um jet ski, sendo levado até a areia. Lá, Marcio recebeu os primeiros socorros, mas não resistiu.

Marcio era conhecido por surfar em ondas gigantes. Junto com outros dois baianos, os "Mad Dogs", ele desbravou Jaws, que é uma onda gigante havaiana.

Confira, a seguir, algumas homenagens.

Marcio Freire morreu nesta quinta (5), enquanto surfava — Foto: Fred Pompermayer

Yuri Soledade

Yuri Soledade, um dos Mad Dogs, publicou uma mensagem nas redes sociais. Ele conviveu com Marcio durante anos no Havaí e se aventurou nas ondas gigantes sem o auxílio de equipamentos, como coletes e jet skis.

"Lendas nunca morrem", escreveu em inglês.

Yuri Soledade lamentou morte de amigo nas redes sociais — Foto: Redes sociais

Carla Circenis

A baiana ex-atleta profissional de surfe Carla Circenis publicou uma foto em que aparece com Marcio e a ativista ambiental e surfista Catarina Lorenzo. Segundo ela, Marcio introduziu Catarina nas ondas de Nazaré.

"Ser de Luz, virou Anjo! Nas ondas de Nazaré, agora nos braços da Virgem Maria."

"Ser humano do bem! Nessa foto, há quatro anos, ele comigo e nossa pupila @catarina_lorenzo, que ele fez a introdução nas ondas de Nazaré, na remada, como era seu estilo. Deus está no controle de tudo! Seu legado é só de coisas boas e grandes feitos", escreveu.

LEIA TAMBÉM

Carla Circenis publicou homenagem com Marcio Freire e Catarina Lorenzo — Foto: Redes sociais

Thiago Jacaré

O surfista de ondas gigantes Thiago Jacaré também lamentou a partida do amigo, com quem costumava surfar em Portugal. Na foto publicada, os dois aparecem em um jet ski, veículo aquático usado como suporte neste tipo de surfe – e que prestou socorro à Marcio nesta quinta-feira.

"Descanse em paz meu grande amigo. Mais que um ídolo, um verdadeiro herói e exemplo de pessoa, sentirei muito sua falta. Chegou do Hawaii, veio direto pra Jaguaruna, encarou a Laje como poucos, tatuou o Jaguaboys no corpo e fez um legado de amigos na nossa região", disse na postagem.

Thiago Jacaré e Marcio Freire — Foto: Redes sociais

Nic von Rupp

Além das homenagens de brasileiros, Marcio foi homenageado por surfistas internacionais. O português Nic von Rupp contou que viu o amigo surfar nesta quinta-feira, momentos antes do acidente.

"Hoje nós perdemos um dos nossos. Sempre terei muito respeito por Marcio como um dos pioneiros de remo em Jaws."

"Hoje o vi surfar o dia inteiro em Nazaré com um imenso sorriso no rosto... Vou lembrar dele com esse sorriso. Descanse em paz Marcio Freire e minhas condolências à família", desabafou o surfista.

Surfista português homenageia Marcio Freire — Foto: Redes sociais

Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.