A invasão e depredação de bolsonaristas golpistas aos prédios dos Três Poderes em Brasília foi rápida e severamente criticada pela comunidade internacional.

A condenação dos ataques terroristas não só por democracias históricas como os Estados Unidos, mas também entre regimes autoritários como Rússia e China, indica que a estabilidade política brasileira se tornou uma preocupação global.

Atos terroristas em Brasília — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução
1 de 1 Atos terroristas em Brasília — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

Atos terroristas em Brasília — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

Oliver Stuenkel, professor de Relações Internacionais da FGV, explica por que a saúde da democracia brasileira interessa ao mundo.

"Conversei com vários diplomatas europeus sobre esse episódio e todos me disseram que, se houver uma punição rápida e muito visível, a capacidade de inspirar outros [países] pode ser menor."

Ainda segundo Stuenkel, o episódio brasileiro exige uma reação de punição e prisão dos responsáveis mais do que o ataque Capitólio dos Estados Unidos em janeiro de 2021.

"O Brasil é uma das maiores democracias do mundo. É um país com muita visibilidade. E a percepção de que o país só pode chegar a ter um papel construtivo no combate internacional contra as mudanças climáticas, contra o desmatamento, se tiver uma estabilidade política mínima no Brasil.