Governador Wilson Lima. — Foto: Divulgação/Secom
1 de 1 Governador Wilson Lima. — Foto: Divulgação/Secom

Governador Wilson Lima. — Foto: Divulgação/Secom

Após a recondução de 41 gestores do alto escalão do governo estadual, o governador Wilson Lima anunciou, nesta terça-feira (3), novidades no comando da Polícia Civil do Amazonas e do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) .

O governador também nomeou novos titulares para a Secretaria de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e Controladoria Geral do Estado (CGE).

Na cerimônia de posse, Wilson Lima já havia adiantado que realizaria mudanças em sua equipe para contemplar o arco de alianças partidárias formada por ele durante a eleição, mas adiantou que não haveria trocas em pastas estratégicas, como a Secretária de Saúde e Secretária de Segurança Pública.

  • Delegado-geral da Polícia Civil - Bruno Fragas

Atual delegado-geral adjunto da Polícia Civil do Amazonas, Bruno de Paula Fraga assume o comando da instituição, onde ingressou em 2011. Fraga é formado em Direito e pós-graduado em Direito Público e em Direito Penal. Na PC-AM, além da capital, atuou nos municípios de Benjamin Constant, Lábrea e Parintins.

  • Serfi - Inês Carolina Simonetti

Inês Carolina Barbosa Ferreira Simonetti Cabral é ex-secretária de Administração e Gestão no governo Wilson Lima, onde atuou de janeiro de 2019 a julho de 2021. Inês Carolina já foi vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad) e presidente do Conselho de Administração da Fundação Amazonprev (Conad). Ela é formada em Engenharia Elétrica e processamento de dados, possui MBA em inovação tecnológica e mestrado em engenharia de produção.

  • Sejusc - Jussara Pedrosa

Com mais de 10 anos de atuação no executivo estadual, a administradora Jussara Pedrosa deixa o cargo de secretária executiva de Projetos Especiais da Casa Civil para assumir o comando da Sejusc. Especialista em gerenciamento de projetos, ela possui experiência na coordenação e execução de programas estratégicos executados em parceria com organizações nacionais e internacionais, tendo atuado nas áreas de educação, saúde, habitação e produção rural. Desde 2019, ela integra a equipe do atual governo.

  • Cetam - Hellen Matute

Hellen Cristina Silva Matute, atual secretária executiva adjunta pedagógica da Secretaria de Estado de Educação, assume o Cetam. Ela é graduada em pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e tem mais de 30 anos de atuação na rede de ensino, com experiência em cargos de gestão e coordenação na Seduc.

  • CGE - Jeibson dos Santos

Jeibson dos Santos Justiniano, foi procurador do Estado do Amazonas e procurador do Trabalho, onde chegou a ocupar o cargo de procurador-geral. Jeibson é professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Fundações e outros órgãos

Ainda nesta terça (3), Wilson Lima anunciou a manutenção de cinco coordenadores em seus respectivos cargos.

Tatyana Amorim segue na presidência da Fundação de Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas - Doutora Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

Maria do Perpetuo Socorro Sampaio Carvalho também continua chefiando a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHEMOAM). A Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) permanece sob a gestão de Marcos Vinitius de Farias Guerra.

Gerson Mourão continua presidindo a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCECON). A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) segue comandada por Ayllon Menezes de Oliveira.

Algumas das fundações de Saúde como FVS-RPC, FHEMOAM, FMT-HDV e FCECON, possuem processo de seleção de seus gestores, onde uma lista tríplice é levada ao governador, que tem a liberdade de nomear seus respectivos presidentes.

Padeam

Já a ex-deputada estadual Therezinha Ruiz foi nomeada como coordenadora executiva da Unidade de Gerenciamento do Programa de Aceleração do Desenvolvimento da Educação do Amazonas (Padeam), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Educação. Ruiz já foi secretária municipal de Manaus.

O Padeam é responsável por projetos educacionais de grande relevância para a melhora dos índices educacionais, e no componente de obras, pela construção de escolas de Tempo Integral, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o Governo do Estado.