Chuva deixou carro submerso, no Centro de Manaus — Foto: Reprodução
1 de 1 Chuva deixou carro submerso, no Centro de Manaus — Foto: Reprodução

Chuva deixou carro submerso, no Centro de Manaus — Foto: Reprodução

O mês ainda não acabou, mas Manaus já ultrapassou em 5% o volume de chuvas esperado para os 28 dias de fevereiro, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Nesta segunda-feira (20), a Defesa Civil registrou sete ocorrências após forte temporal, incluindo um deslizamento de terra que atingiu seis casas.

No segundo mês de 2023, esperava-se cerca de 297 milímetros de chuva, mas até a manhã desta segunda (20), o Inmet já contabilizou 303 milímetros. Só nas últimas 24 horas, caíram 39 milímetros de chuva na capital do Amazonas.

Como há previsão de mais chuva forte para esta segunda (20) e terça (21), a expectativa é que esse número fique ainda maior.

No ano passado, o mês de fevereiro também superou o volume esperado. Foram registrados 315 milímetros, bem acima dos 289 mm esperados para o mês.

Deslizamento de terra atinge casas

Um deslizamento de terra atingiu seis casas, nesta segunda (20), no bairro Cidade de Deus, na Zona Norte de Manaus. Alguns moradores ficaram feridos. Não há registro de mortes.

O acidente ocorreu na Rua Internacional, por volta das 2h da madrugada, durante o temporal.

Solânge Lemos, uma das moradoras que teve a casa atingida, perdeu tudo. À Rede Amazônica, ela relatou que acordou no momento em que a casa desabou.

"A gente acordou na hora em que a madeira da casa caiu por cima da gente. O meu filho mais velho conseguiu sair, e depois me tirou. Aí teve o marido de uma vizinha que ajudou a resgatar o meu marido", contou.

Ainda de acordo com a moradora, o marido dela teve ferimentos mais graves e precisou ser encaminhado ao hospital.

"Nós perdemos praticamente quase tudo. O meu marido ficou mais ferido. Ficou muito machucado na região da costela. Então, ele precisou ir para o hospital, mas ainda não sabemos como está a situação dele, porque perdemos os celulares durante o desabamento. No momento, estamos na casa de um vizinho, porque perdemos tudo", disse Solange.