Moradores relatam, porém, que não foram alertados sobre o perigo de deslizamento. Ministro da Integração e governador de São Paulo reconhecem falha no sistema; prefeitura não se manifestou.

Por Poliana Casemiro e Thais Matos, g1 — São Paulo

Moradores da Vila do Sahy relatam que não receberam alerta de risco de deslizamento

Moradores da Vila do Sahy relatam que não receberam alerta de risco de deslizamento

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) disse que o governo do estado de São Paulo e a Prefeitura de São Sebastião foram avisados com dois dias de antecedência sobre o risco de desastre na cidade em razão de fortes temporais. O alerta citava a Vila do Sahy, onde depois mais de 30 pessoas morreram.

Moradores relatam, porém, que não foram alertados pela Defesa Civil e que não houve nenhum pedido para que deixassem suas casas mesmo diante do perigo de deslizamento. (Veja o vídeo acima.)

“Nós conseguimos fazer a previsão com 48 horas de antecedência, inclusive, dando a localização do desastre”, afirmou ao g1 o diretor do Cemaden, Osvaldo Moraes.

O Cemaden, que é um órgão federal, opera sem interrupção, monitorando, em todo o território nacional, as áreas de risco dos municípios classificados como vulneráveis a desastres naturais.

O seu papel é acompanhar os índices meteorológicos e geológicos – de movimentação de terra – para, com base nisso, emitir alertas para que os órgãos de prevenção atuem nas áreas.

Veja a cronologia do desastre:

Quinta-feira (16)

  • Segundo o diretor do Cemaden, dois dias antes da tragédia, foi enviado um alerta ao governo federal e a Defesa Civil do estado de São Paulo sobre o risco de desastre.
  • ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, confirmou a informação. O estado, por sua vez, diz que repassou o alerta ao município de São Sebastião.

Sexta-feira (17)

  • 0h52: A Defesa Civil do estado de São Paulo enviou o primeiro alerta por SMS no celular de 34 mil pessoas cadastradas em seu sistema no Litoral Norte e região. Segundo o IBGE, a área tem cerca de 288 mil habitantes. A mensagem, porém, citava apenas "chuva isolada".

Mensagem da Defesa Civil de SP na sexta — Foto: Reprodução

  • Manhã de sexta: O Cemaden acionou o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do governo federal, para uma reunião conjunta com a Casa Militar de São Paulo, que é responsável pela Defesa Civil estadual.
A reunião com eles ocorreu na sexta de manhã. Explicamos o panorama e elaboramos uma nota técnica, um alerta do risco já com essa situação de risco elevado. Isso foi entregue a todos os órgãos que atuam na prevenção de desastres.
— Osvaldo Moares, presidente do Cemaden
  • Segundo o presidente do Cemaden, o governo federal e o estadual receberam uma lista com todas as áreas em risco no Litoral Norte, incluindo a Vila do Sahy.

Sábado (18)

  • De sábado até domingo, o Cemaden emitiu aos órgãos de prevenção seis alertas sobre o risco de desastre de chuva e deslizamento de terra no Litoral Norte. Os avisos incluíam São Sebastião e também a Vila do Sahy.
  • 12h22: A Defesa Civil do Estado enviou um SMS avisando que a chuva estava se espalhando.

Mensagem da Defesa Civil do Estado de SP no sábado — Foto: Reprodução

  • No sábado à noite, começou a chover bem forte na região.
  • 19h28: Um dos alertas do Cemaden avisou sobre o risco hidrológico (de chuva) muito alto.

Alerta do Cemaden sobre risco de chuva em São Sebastião — Foto: Reprodução

  • 19h49: A Defesa Civil do Estado enviou outro SMS para a população avisando que a chuva estava se espalhando, com ventos e raios.

Mensagem da Defesa Civil do Estado de SP no sábado — Foto: Reprodução

  • 21h27: O Cemaden emitiu um alerta sobre o risco muito alto de movimento de massa (deslizamento de terra).

Alerta do Cemaden sobre movimentação de terra — Foto: Reprodução

  • Segundo o Cemaden, a classificação de risco muito alto significa que o "desastre vai acontecer". Ou seja, que haverá deslizamento de terra e inundação.
A função do Cemaden é prever o desastre e isso foi feito. Nossa responsabilidade termina aí. Emitimos o alerta para os órgãos na quinta-feira. Eles foram avisados.
— Osvaldo Moraes, diretor do Cemaden
  • Por volta de 23h: A tempestade já estava bastante intensa, além do limite previsto pela meteorologia. A Defesa Civil municipal tentou chegar até a Vila do Sahy, mas já não havia mais acesso em razão dos deslizamentos de terra.
  • 23h13: A Defesa Civil do Estado enviou um SMS dizendo que havia "chuva persistente no Litoral Norte" e alertava para que a população ficasse atenta "a inclinação de muros e a rachaduras" e, se precisasse, saísse do local. Neste momento, porém, não havia abrigo montado pela Defesa Civil ou qualquer orientação para onde a população deveria ir.

Mensagem da Defesa Civil do Estado de SP no sábado — Foto: Reprodução

Domingo (19)

  • Por volta de 2h: As chuvas estavam bem intensas e começaram os deslizamentos na região do Litoral Norte. Vários pontos já estavam sem energia elétrica e sinal de internet ou celular.
  • 3h15: A Defesa Civil do Estado de São Paulo mandou um novo SMS por celular orientando a população a ficar atenta a inclinação de muros e a rachaduras, mas não falava nada sobre o risco de deslizamentos.

Mensagens da Defesa Civil de SP no domingo — Foto: Reprodução

  • 6h23: Novo SMS da Defesa Civil do Estado de SP falava em chuva, vento e raios e pedia para, "em caso de inclinação diferente dos muros", sair do local. No entanto, não fazia qualquer menção a deslizamentos.
  • Nesse horário, já havia mortos e desaparecidos soterrados.

Mensagens da Defesa Civil de SP no domingo — Foto: Reprodução

  • 7h04: Pela primeira vez desde o início dos temporais, a Prefeitura de São Sebastião, em uma rede social, publicou um aviso de que tinha chovido forte na cidade e que havia "diversos deslizamentos, alagamentos e desabamentos".

Publicação da prefeitura de São Sebastião no domingo — Foto: Reprodução

Barra do Sahy ficou destruída — Foto: Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo

Sem alerta

Moradores relataram, no entanto, que não foram avisados pela Defesa Civil e que não houve nenhum pedido para que deixassem as casas apesar do risco de deslizamento.

Em nota, a Defesa Civil Estadual disse que o risco foi divulgado na imprensa e redes sociais e por mensagens de SMS no celular das pessoas cadastradas em seu sistema em todo o Litoral Norte. As mensagens, porém, não dão dimensão do risco.

g1 questionou o órgão se as medidas foram suficientes e o motivo de, sabendo do risco, não ter evacuado a área, mas não obteve resposta.

Por sua vez, a Defesa Civil da cidade de São Sebastião não fez publicações alertando sobre o risco. Nos canais da prefeitura, não foram publicados os avisos vindos do estado ou do Cemaden.

A reportagem procurou a prefeitura de São Sebastião para esclarecer o motivo de não ter emitido alerta ou mobilizado os moradores e evacuado a área antes do deslizamento, mas não obteve resposta.

g1 apurou com uma fonte que a decisão de não divulgar o comunicado seria pelo risco de afastar o turista da cidade no carnaval.

A reportagem apurou que a primeira vez que a Defesa Civil esteve no local foi por volta das 11h, mas a área não tinha mais acesso, porque os deslizamentos já começavam a bloquear ruas e avenidas.

Deslizamento em São Sebastião — Foto: Amanda Perobelli/Reuters

Tragédia sem aviso

O risco emitido pelo Cemaden no fim de semana era classificado como "muito alto", o que significa a iminência de um desastre.

A região do Litoral Norte, assim como todo o estado de São Paulo, não tem sirenes nas áreas de risco que podem avisar as pessoas para evacuar a área. Com isso, a população de São Sebastião e, especificamente, da Vila do Sahy, dependiam do aviso da Defesa Civil municipal e estadual.

Os moradores relatam que não receberam qualquer alerta para deixar suas casas ou que avisassem de um risco de desastre. Alguns confirmaram ter recebido um aviso, mas de uma chuva menor do que a que ocorreu.

"A Defesa Civil manda os alertas sempre, mas não nessa gravidade toda. Disseram que eram 200 milímetros, mas 200 milímetros a gente vem pegando o ano todo. Não teve nenhum toque de evacuar, nada, nada, nada", contou um morador.

No site e redes sociais da prefeitura, que é responsável pela Defesa Civil municipal, não foi feita qualquer publicação com o aviso de risco. A última mensagem sobre chuva havia sido no dia 15 de fevereiro, antes do alerta de risco do Cemaden, apenas com uma foto e contatos da Defesa Civil. (Veja a imagem abaixo)

Única publicação feita pela prefeitura mencionando a chuva antes do desastre — Foto: Reprodução/Redes sociais

A tragédia aconteceu no feriado de Carnaval, um dos períodos mais movimentados para o turismo. De acordo com balanços divulgados pela prefeitura de São Sebastião, eram esperadas 500 mil pessoas para os quatro dias.

O único aviso sobre a chuva foi feito nos canais da Defesa Civil Estadual, pela rede social e site, na quinta. No dia da tragédia, madrugada de domingo, a ferramenta de SMS– que alerta pessoas cadastradas sobre riscos nas suas regiões, com base no CEP – enviou 14 mensagens avisando sobre as chuvas, mas sem menção ao perigo de desabamento.

Governos admitem falha no alerta

Após a tragédia, tanto o governo federal quanto o estadual e o municipal têm sido cobrados sobre a forma como as pessoas foram avisadas, já que houve uma série de alertas e os órgãos de proteção sabiam do risco.

Em entrevista à Globo na segunda (20) o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, disse que é preciso ter ferramentas eficazes de alerta.

Essa tragédia nos deixa também várias lições aprendidas e a gente vai estar sempre aperfeiçoando. A maneira de fazer o alerta, a maneira de se comunicar com as pessoas.
— Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo
Governador Tarcísio de Freitas confirma mortes e fala de ações no Litoral Norte

Governador Tarcísio de Freitas confirma mortes e fala de ações no Litoral Norte

O ministro da Integração, Waldez Góes, também admitiu, em entrevista à GloboNews, que a forma de alerta não é eficaz e informou que o governo federal vai atuar para uma mudança nas ações.

"É importante a gente entender que nós precisamos criar alertas localizados e com preparação dessa comunidade. Quando fala de sistema de alerta por sirene, por exemplo, e toda a comunidade ser preparada para isso, a igreja, a escola, comerciante, a sociedade", disse.
'Necessidade de criar alertas localizados', diz ministro Waldez Góes sobre sistema de aviso de temporal às comunidades

'Necessidade de criar alertas localizados', diz ministro Waldez Góes sobre sistema de aviso de temporal às comunidades