Mancha Verde ficou em segundo lugar, e Império de Casa Verde, em terceiro. Unidos de Vila Maria e Estrela do Terceiro Milênio foram rebaixadas para o Grupo de Acesso. 'A vitória vem da luta, a luta vem da força e a força, da união'. afirmou Solange Cruz, presidente da Mocidade.

Por g1 SP — São Paulo

Mocidade campeã: veja nota que garantiu título do Carnaval 2023 de SP

Mocidade campeã: veja nota que garantiu título do Carnaval 2023 de SP

Mocidade Alegre é a grande campeã do carnaval 2023 de São Paulo. A Mancha Verde ficou na segunda colocação, e a Império de Casa Verde, em terceiro lugar.

A escola conquistou seu 11º título e, ao lado da Nenê de Vila Matilde, se torna a segunda escola com mais vitórias ao longo da história do carnaval paulista, atrás apenas da Vai-Vai.

Comemoração na quadra da Mocidade com o troféu do carnaval 2023 — Foto: Celso Tavares/g1
1 de 9 Comemoração na quadra da Mocidade com o troféu do carnaval 2023 — Foto: Celso Tavares/g1

Comemoração na quadra da Mocidade com o troféu do carnaval 2023 — Foto: Celso Tavares/g1

A presidente da Mocidade, Solange Cruz, agradeceu o empenho da escola em seu discurso na quadra.

"Não tenho nem palavras. Sabem que falo pra caramba, mas hoje não tenho palavras, somente gratidão a cada um de vocês que se doaram. Chegaram campeões e saíram campeões. Três anos batendo na grade, mas neste ano deu certo. A vitória vem da luta, a luta vem da força e a força, da união."

Em 2020, a escola ficou em terceiro lugar e, em 2022, em segundo. Em 2021, não houve desfile em São Paulo por conta da pandemia de Covid-19.

Veja reação de Solange Bichara, presidente da Mocidade Alegre, após vitória

Veja reação de Solange Bichara, presidente da Mocidade Alegre, após vitória

Resultado final do carnaval de SP em 2022 e 2023 — Foto: Arte/g1

Aline de Oliveira, rainha de bateria da Mocidade Alegre comemora na quadra da escola — Foto: Celso Tavares/g1

Aline de Oliveira, rainha de bateria da Mocidade, afirmou ao g1 que o título estava "engasgado". "Eu estou extremamente feliz, já estou até sem voz. Esse grito de 'campeã' estava engasgado na nossa garganta. E é isso: nós viemos com garra, com muita força, muita união, mostrando que a nossa comunidade é capaz de fazer, cheia de essência. Vamos para cima! Nós somos campeões do carnaval 2023. Muito, muito, muito obrigada. Eu estou muito feliz, radiante, em êxtase!"

Solange Cruz, da Mocidade Alegre, e Paulo Serdan, da Mancha Verde, se cumprimentam após o fim da apuração do carnaval 2023 — Foto: Reprodução/TV Globo

O segundo colocado, Paulo Serdan, presidente da Mancha, afirmou que o resultado foi justo. "A gente pegou um sábado com muita chuva, muito vento, complicado para dançar decentemente, mas acho que valeu. Viemos brigando até exatamente a última nota, está bom. A gente vem de uma sequência muito boa, vamos preparar próximo, vamos buscar [o título]. E foi muito justo, a Mcidade fez um grande desfile, a Império fez um grande desfile, a gente fez um grande desfile, acho que é isso que vale: disputar."

A apuração das notas do carnaval 2023 de São Paulo aconteceu na tarde desta terça-feira (21), no Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte, apresentada pelo locutor Antônio Pereira da Silva Neto, o Zulu, e foi acirrada, decidida no critério de desempates. O g1 acompanhou em tempo real. Veja como foi.

Torcedores da Mocidade Alegre comemoram título do carnaval 2023 de SP na quadra da escola — Foto: Celso Tavares/g1

O desempenho da Mocidade Alegria nos últimos ano até ganhar o título do carnaval paulista em 2023 — Foto: Luisa Rivas/g1

As escolas Unidos de Vila Maria e Estrela do Terceiro Milênio foram rebaixadas para o Grupo de Acesso do carnaval de São Paulo.

Prefeito Ricardo Nunes entrega o troféu à campeã do carnaval 2023 de SP, Mocidade Alegre — Foto: Rodrigo Rodrigues/g1

Não foi permitida a entrada de torcida das escolas para acompanhar a apuração e cada uma delas pôde levar até dez representantes.

Nenhuma escola do Grupo Especial recebeu punição neste ano. Na tarde de segunda (20), a Liga das Escolas de Samba de São Paulo definiu a ordem que as notas dos quesitos serão reveladas. Ao todo, são nove quesitos e quatro jurados para cada um dos deles. Neste ano, os jurados podem dar notas de 8 a 10.

Para o desfile das campeãs, classificam-se as cinco primeiras colocadas do Grupo Especial, as duas primeiras colocadas do Acesso 1 e a primeira do Acesso 2. O desfile das campeãs acontece neste sábado (25).

Ranking de títulos do carnaval de SP — Foto: Arte/g1

São nove quesitos:

  1. Harmonia: Analisa se os componentes da escola estão integrados, cantando o samba conforme o ritmo da bateria e fazendo as coreografias corretamente.
  2. Bateria: Avalia o desempenho dos ritmistas e dos mestres de bateria acompanhando o samba-enredo. Além de alguns instrumentos obrigatórios, é importante que tudo esteja afinado.
  3. Enredo: Nesse quesito é considerado se o tema está sendo bem contado na avenida, com a ajuda das alas e alegorias, e se o jurado e o público conseguem fazer uma leitura fácil da apresentação.
  4. Alegoria: Julga os carros alegóricos: a beleza e a relação com o enredo.
  5. Evolução: Julga a forma como a escola passa pela avenida, sem deixar buracos e sem correr para cumprir o tempo do desfile.
  6. Samba-Enredo: O jurado deve considerar se a letra do samba transmite o enredo proposto pela escola. Já a melodia deve provocar nos componentes a vontade de evoluir, dançar e cantar.
  7. Comissão de frente: A coreografia conta com alguns movimentos obrigatórios, como a saudação ao público e a apresentação da escola. Jurados também dão nota para a fantasia.
  8. Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Considera-se o entrosamento dos dois na coreografia, a graciosidade dos movimentos e, também, as fantasias.
  9. Fantasia: Avalia a beleza e o significado das fantasias desfiladas. Os jurados também podem se atentar a detalhes e ao acabamento.

Integrantes de escolas de samba do Grupo Especial aguardam a apuração no Anhembi, em SP — Foto: Deslange Paiva/g1

Os critérios de desempate foram:

  • Contabilizar todas as notas descartadas de todos os quesitos;
  • Mantido o empate, a avaliação começa pelo quesito fantasia, mestre-sala e porta-bandeira, samba, evolução, alegoria, enredo, bateria e harmonia.

FOTOS: Mocidade Alegre é campeã do carnaval de São Paulo em 2023

9 fotos
Esse é o 11º título conquistado pela escola da Zona Norte de SP; agremiação iguala os títulos da Nenê de Vila Matilde e se torna a segunda com mais títulos em SP