Auxiliares de produção no Polo Industrial de Manaus — Foto: Reprodução/Rede Amazônica
1 de 1 Auxiliares de produção no Polo Industrial de Manaus — Foto: Reprodução/Rede Amazônica

Auxiliares de produção no Polo Industrial de Manaus — Foto: Reprodução/Rede Amazônica

O Polo Industrial de Manaus (PIM) teve faturamento de R$ 161,5 bilhões entre janeiro e novembro deste ano, de acordo com levantamento divulgado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), nesta segunda-feira (6). O número representa crescimento de 7,97% em comparação ao mesmo período de 2021.

Em relação à mão de obra, as indústrias do PIM fecharam o mês de setembro com 114.046 trabalhadores empregados, incluindo efetivos, temporários e terceirizados. A alta foi de 3,9%, em relação a novembro de 2021.

Segundo a superintendente interina da Zona Franca de Manaus Ana Maria Souza, o faturamento registrado até novembro já representa um novo recorde do PIM e que, além disso, a evolução dos índices de empregabilidade ao longo do segundo semestre do ano também merece ser ressaltada.

“Ainda estamos consolidando os dados de dezembro, mas estimamos um faturamento global acima de R$ 170 bilhões em 2022 e mais de 110 mil empregos diretos. São resultados que reforçam a importância do parque industrial instalado na Amazônia e potencializam as suas contribuições para a movimentação econômica e o estímulo da qualidade de vida da população regional”, disse a superintendente.

Principais produtos

Entre os principais produtos fabricados pelo PIM, os maiores destaques no período de janeiro a novembro de 2022 foram:

  • linhas de telefones celulares, com 14.704.077 unidades produzidas;
  • motocicletas, motonetas e ciclomotos, com 1.350.048 unidades produzidas;
  • televisores com tela de LCD e OLED, com 10.149.894 unidades;
  • monitores com tela de LCD (uso em informática) com 2.984.333 unidades;