Vila foi a terceira escola a se apresentar. — Foto: Divulgação/ Riotur
1 de 3 Vila foi a terceira escola a se apresentar. — Foto: Divulgação/ Riotur

Vila foi a terceira escola a se apresentar. — Foto: Divulgação/ Riotur

A Unidos de Vila Isabel rezou a fé do povo brasileiro no desfile realizado na madrugada desta terça-feira (21), no Rio de Janeiro. Entre os homenageados estavam os bois Caprichoso e Garantido, de Parintins.

As agremiações da ilha Tupinambarana foram retratadas em um dos carros assinados pelo artista parintinense Alex Salvador. Nele, Garantido e Caprichoso flutuaram na Marquês de Sapucaí, enquanto a escultura de um indígena segurava uma estrela e um coração, símbolos dos bois.

Na frente da alegoria, duas alas, cada uma representando cada um dos bumbás, mostrou um pouco mais da cultura amazonense para o público.

Bois foram homenageados pela escola de Noel Rosa. — Foto: Reuters

Foram 2643 componentes divididos em 29 alas, muitas delas com menções a outras divindades e celebrações: do festival de Bastet (a Deusa da fertilidade, no Egito Antigo) ao Carnaval, retratado pelo último carro. A rainha de bateria Sabrina Sato usou fantasia inspirada nas Festas de São João.

Outras cerimônias foram lembradas, como a Festa ao Deus Sol, da cultura inca; o Festival das Lanternas, de origem budista; o irlandês Dia de São Patrício; a tradição japonesa com o Festival Kurayami; e as Festas de Iemanjá, a rainha do mar, tão popular no Brasil.

Nas alas, brincantes se vestiram com a indumentária dos bois. — Foto: Reuters.