Resumindo a Notícia

  • Abel Ferreira já foi chamado de retranqueiro, mas cria modelos táticos para cada jogo do time.
  • Fora dos gramados, o treinador investe nas relações com os jogadores.
  • Desde 2020, quando chegou ao clube, Abel Ferreira conquistou sete títulos com o Palmeiras.
  • A partida Palmeiras X Ituano será transmitida pela Record TV e pelo R7.
O Palmeiras de Abel Ferreira venceu nove jogos e empatou quatro partidas no Paulistão 2023

O Palmeiras de Abel Ferreira venceu nove jogos e empatou quatro partidas no Paulistão 2023

Cesar Greco/ Palmeiras - 11.3.2023

Em 2020, Abel Ferreira pousou em terras brasileiras para entrar para o comando do Palmeiras. Na época, o clube procurava um treinador mais moderno e ofensivo, com estilo diferente do então técnico Vanderlei Luxemburgo. O nome lusitano era improvável mas, desde sua chegada, o time conquistou sete títulos e pode acrescentar mais um à estante: o Paulistão 2023.

Para garantir uma vaga na decisão, o Alviverde deve vencer o jogo contra o Ituano, pela semifinal do campeonato estadual. O time de Itu chega como menos favorito para a partida e tentará bater o elenco de Abel, invicto desde o início da temporada. O treinador costuma trazer mudanças táticas a cada jogo, o que pode dificultar ainda mais o adversário.

O português já foi chamado de retranqueiro, por não investir em táticas ofensivas durante os jogos. Mas Abel costuma apostar no 4-2-3-1, em que os laterais se movimentam mais e ajudam no ataque. Na verdade, o Palmeiras prefere contar com os contra-ataques a desperdiçar oportunidades de ataque.

palmeiras

Nos momentos ofensivos, a defesa costumar ficar com três homens na retranca. Na frente, o treinador alterou a posição original de Endrick e o colocou na ponta direita. O jogador parece deslocado, mas a movimentação de Rony como centroavante tem rendido gols ao Alviverde.

As últimas mudanças táticas de Abel foram feitas para driblar a falta de Gustavo Scarpa e Danilo, que foram comprados pelo Nottingham Forest, da Inglaterra. Leila Pereira ainda não investiu em reforços que substituam os jogadores, mas o treinador do clube de São Paulo não parece sofrer as ausências. Na temporada, o Verdão venceu nove jogos e empatou quatro vezes.

Fora de campo, o treinador mostra que investe nas relações com os jogadores. Endrick enfrenta uma má fase e chegou a chorar no banco de reservas do Allianz Parque na décima rodada do Paulistão. Ele foi substituído por Giovani no jogo contra o Bragantino e, após a partida, Abel apoiou a joia de 16 anos e afirmou que gostaria de tê-lo abraçado.

  • Tabata é destaque no Palmeiras e ganha espaço na reta final do Paulista

Antes do duelo contra o São Bernardo, pelas quartas de final do campeonato estadual, o português entrou em campo durante o treino dos jogadores. No centro de treinamento, ele marcou um golaço e comemorou com o elenco.

Contratado pelo Palmeiras em outubro de 2020, Abel Ferreira está no terceiro Paulistão da carreira como técnico. Nas últimas duas edições com a equipe alviverde, o treinador conseguiu uma vaga na final. Em 2021, o Verdão perdeu de 2 a 0 para o São Paulo de Hernán Crespo. Um ano depois, na revanche de 2022, o clube bateu o Tricolor por 4 a 0.

A provável escalação de Abel para o jogo contra o Ituano deve contar com Weverton no gol; Gustavo Gómez e Murilo na zaga; Marcos Rocha e Piqueréz nas laterais; Zé Rafael e Gabriel Menino no meio-campo; Endrick, Raphael Veiga e Dudu na linha de meias; e Rony como centroavante.

A joia de 16 anos do Palmeiras é a grande dúvida dentre os titulares. Sem gols na temporada, Endrick pode ser substituído por Bruno Tabata, que entrou no lugar do novato e brilhou contra o São Bernardo, nas quartas de final. O jogador, que costuma atuar como ponta-direita ou meio-campista, busca mais espaço no time.

O Palmeiras pode chegar na quarta final consecutiva do Campeonato Paulista, se vencer o Ituano. A decisão acontece neste domingo (19), às 16h (de Brasília), no estádio Allianz Parque. O duelo será transmitido pela Record TV e pelo R7.