Confúcio Moura defende a criação de Subcomissão para debater, avaliar e propor ajustes no Ensino Médio brasileiro

Considerado o patinho feio da educação no país, o Ensino Médio tem, na visão do senador, papel estratégico na formação laboral dos trabalhadores e trabalhadoras

Durante o debate da reunião na Comissão da Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado Federal, nesta terça-feira (14), sobre o requerimento nº 05, da senadora Tereza Leitão (PT-CE), para criar a Subcomissão Temporária, para, no prazo de 180 dias, debater, avaliar e sugerir ajustes no Ensino Médio do Brasil, seus desafios e perspectivas, o senador Confúcio Moura (MDB-RO) disse ser de extrema importância a criação desse colegiado.

Para o senador rondoniense, essa subcomissão deverá aprofundar um debate para formar um convencimento sobre a necessidade do ensino médio, e que, dessa forma será possível avaliar o que é melhor para o país: manter, ajustar ou revogá-lo. “Diante do sistema de educação caótico e sem coordenação central, como o caso do Brasil, onde cada ente federado tem um jeito diferente de atuar, cada vez mais se faz necessário um sistema nacional de educação forte e atuante”, explicou.

Confúcio Moura enfatizou que, devido à diversidade de competências, ora estadual, ora municipal ou federal a educação brasileira se transforma numa Torre de Babel. “É importante essa repartição federativa, mas cada prefeito, cada governador, tem uma cabeça, tem uma prioridade, e nem sempre coloca a educação como prioridade das prioridades.  Em relação a abertura de uma consulta pública sobre o Ensino Médio pelo Ministério da Educação (MEC), seria interessante que houvesse maior participação da Comissão de Educação desta Casa, efetivamente. Com a criação da subcomissão para tratar do Ensino Médio, isso seria possível”, propôs o parlamentar.

O senador sugeriu que poderia haver um membro da Comissão atuando junto ao MEC, ou que, talvez, um consultor especializado da área de educação do Senado seja indicado pelo presidente para participar dos trabalhos junto ao Ministério, com o objetivo de trazer informações e dados dos debates acontecidos lá. O senador também enfatizou a necessidade urgente de realização de audiências públicas e de debates na Comissão de Educação sobre o Novo Ensino Médio, que teve sua aprovação no governo Temer, mas até agora, na prática, não foi implementado nas escolas brasileiras e nem nos municípios – e parece encontrar resistência no segmento educacional. Essas discussões aconteceriam em paralelo aos trabalhos do MEC até que a subcomissão seja instalada ou não. “Eu parabenizo a iniciativa da brilhante senadora Tereza Leitão em movimentar com a sua experiência a Comissão de Educação”, concluiu Confúcio Moura.