Alunos da UEA cobram segurança após um vigilante ser baleado em Manaus.  — Foto: Patrick Marques, g1 AM
1 de 2 Alunos da UEA cobram segurança após um vigilante ser baleado em Manaus. — Foto: Patrick Marques, g1 AM

Alunos da UEA cobram segurança após um vigilante ser baleado em Manaus. — Foto: Patrick Marques, g1 AM

Estudantes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizaram um protesto, nesta sexta-feira (17), para cobrar segurança nas unidades da instituição. O ato aconteceu em frente ao prédio da reitoria da UEA, na avenida Djalma Batista, Zona Centro-sul de Manaus.

Na noite de quinta (16), um vigilante que prestava serviço na Escola de Direito foi baleado e teve a arma roubada durante a invasão de um criminoso na unidade de ensino.

Com cartazes e gritos reivindicando melhorias na segurança, o grupo de universitários chegou a fechar a avenida algumas vezes, durante segundos.

Trecho da avenida Djalma Batista foi interditada durante a manifestação de alunos da UEA.  — Foto: Patrick Marques, g1 AM
2 de 2 Trecho da avenida Djalma Batista foi interditada durante a manifestação de alunos da UEA. — Foto: Patrick Marques, g1 AM

Trecho da avenida Djalma Batista foi interditada durante a manifestação de alunos da UEA. — Foto: Patrick Marques, g1 AM

A estudante de direito Fernanda Leal contou ao g1 que não há um controle de pessoas que acessam a faculdade. Com isso, aumenta a possibilidade de crimes, como o assalto ocorrido na noite de quinta, segundo ela.

“Nós não temos iluminação, o que torna o ambiente mais perigoso. Nós não temos seguranças suficientes que supram a demanda para o tamanho da faculdade. Já tentamos muitas vezes com o nosso diretor, mandamos diversos ofícios para a reitoria, mas não temos respostas de prazos concretos”, disse.

Durante a manifestação, alguns alunos conseguiram entrar no prédio da reitoria para serem ouvidos. Segundo informações obtidas na reunião, a instituição se comprometeu em providenciar melhorias de iluminação, na estrutura e na segurança da Escola de Direito.

Outra medida tomada pela reitoria, segundo os estudantes, é que o restante do semestre deve ser concluído de maneira remota, após o ocorrido em uma das unidades da UEA.

Para o acadêmico de direito Lucas Amazonas, apesar do posicionamento, os estudantes afirmaram que vão fiscalizar e cobrar o que foi prometido pela reitoria.

“Foi importante a gente vir e ser ouvido e sair com algumas decisões, mas vamos fiscalizar e cobrar ainda mais. Dar sempre um feedback do que vai ser feito para a faculdade. Esperamos que essas melhorias sejam feitas não só na unidade de direito, mas em todas as outras unidades”, afirmou.

g1 solicitou um posicionamento da UEA sobre as reivindicações dos alunos e aguarda resposta.

O caso

Um segurança de uma empresa particular que presta serviço à UEA foi baleado e teve a arma roubada durante assalto na Escola de Direito, localizada na Rua Major Gabriel, no Centro de Manaus. Segundo testemunhas, a ação ocorreu por volta das 19h30 desta quinta-feira (16).

Um vídeo registrado logo após a ocorrência, mostra o pânico dos alunos, que tiveram que sair correndo da instituição para se proteger.

A UEA informou que o segurança foi socorrido e levado às pressas para um hospital particular que também fica no Centro da capital. Segundo a instituição, o profissional passou por procedimento cirúrgico e está fora de perigo. Ele segue internado em processo de recuperação.