Sergio Pérez parece mesmo gostar de circuitos de rua. Neste domingo, o mexicano teve um dia tranquilo: o piloto da RBR saiu da pole position, perdeu a liderança brevemente para Fernando Alonso, mas retomou a ponta e venceu o GP da Arábia Saudita. Esta é a quinta vitória do mexicano na F1 - a quarta em pistas urbanas.

Max Verstappen fez bela corrida de recuperação e, após largar em 15º, chegou na segunda colocação em mais uma dobradinha da RBR. Pérez chegou a ocupar a liderança do Mundial, mas o holandês se manteve à frente ao registrar a volta mais rápida.

Sergio Pérez guia o RB19 no GP da Arábia Saudita, segunda etapa da F1 2023 — Foto:  Joe Portlock - Formula 1/Formula 1 via Getty Images
1 de 1 Sergio Pérez guia o RB19 no GP da Arábia Saudita, segunda etapa da F1 2023 — Foto: Joe Portlock - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Resultado

GP da Arábia Saudita - F1 2023

PosiçãoPilotoEquipeDiferença
Sergio PérezRBR
Max VerstappenRBR+5s355
George RussellMercedes+25s866
Fernando AlonsoAston Martin+30s728
Lewis HamiltonMercedes+31s065
Carlos SainzFerrari+35s876
Charles LeclercFerrari+43s162
Esteban OconAlpine+52s832
Pierre GaslyAlpine+54s747
10ºKevin MagnussenHaas+64s826
11ºYuki TsunodaAlphaTauri+67s494
12ºNico HulkenbergHaas+70s588
13ºGuanyu ZhouAlfa Romeo+76s060
14ºNyck de VriesAlphaTauri+77s478
15ºOscar PiastriMcLaren+85s021
16ºLogan SargeantWilliams+86s293
17ºLando NorrisMcLaren+86s445
18ºValtteri BottasAlfa Romeo+ 1 volta
-Alexander AlbonWilliamsNão concluiu
-Lance StrollAston MartinNão concluiu
deslize para ver o conteúdo

A largada

Fernando Alonso foi o grande destaque quando as luzes se apagaram. O espanhol teve bom início, saltou sobre Pérez na primeira curva e assumiu a liderança da corrida - mas logo depois a direção de prova anunciou investigação sobre a posição de largada do bicampeão, que ultrapassou o limite do colchete. Assim como aconteceu com Ocon no Bahrein, Alonso foi penalizado com 5s.

Mais atrás, Oscar Piastri colidiu com Pierre Gasly e sofreu danos no bico de sua McLaren. O australiano, que estava em oitavo, teve que ir aos boxes trocar a asa dianteira e despencou para a lanterna.

Charles Leclerc ganhou duas posições, saltando de 12º para décimo. Russell se manteve em terceiro, enquanto Lance Stroll conseguiu a manobra sobre Carlos Sainz e subiu para quarto.

Momentos-chave

O início da RBR

Na volta 4, Sergio Pérez recuperou a liderança ao ultrapassar Alonso. Três giros depois, a diferença para George Russell - terceiro colocado - já era maior que 3s. Enquanto isso, a Aston Martin pediu a Alonso que se mantivesse no "plano A"; o bicampeão respondeu que "estava tentando".

Subindo e subindo

Com a missão de escalar o grid, Max Verstappen entrou na zona de pontuação logo após ultrapassar Guanyu Zhou. O bicampeão também deixou Pierre Gasly para trás e, na volta 12, tomou a oitava posição de Lewis Hamilton sem quaisquer dificuldades na reta.

Quem também teve que se recuperar na Arábia Saudita foi Charles Leclerc. O piloto da Ferrari foi punido com 10 posições e saiu em 12º por usar o terceiro controle eletrônico na temporada. Na volta 16, antes de Carlos Sainz ir aos boxes, o monegasco era o quinto colocado.

Verstappen começou uma breve perseguição ao piloto da Ferrari, mas não precisou se esforçar muito: logo na sequência, a equipe italiana chamou Leclerc aos boxes, alçando o holandês à quarta colocação.

Como se diz "azar" em italiano?

Menos de uma volta depois de Charles Leclerc sair dos boxes à frente de Lance Stroll, o piloto da Aston Martin teve que parar o carro na pista com problemas. O canadense buscou bem a agulha, mas a direção de prova instaurou um safety car.

Um virtual safety car teria sido suficiente, mas a FIA justificou a escolha. Segundo a entidade, os ângulos das iniciais não esclareceram o ponto exato da pista em que Stroll estava. Por segurança, os comissários optaram pelo safety car.

Quem se deu bem foi Max Verstappen, que viu a diferença para os pilotos à frente diminuir. E a RBR aproveitou para chamar Sergio Pérez aos boxes. Única Aston Martin restante, Alonso foi convocado pela Aston Martin e cumpriu a punição de 5s; Russell, Verstappen e Hamilton também pararam.

A relargada

Pérez manteve a primeira colocação na relargada enquanto Russell pressionava Alonso. Mais atrás, Hamilton tentou - e conseguiu - o bote em Carlos Sainz, subindo para quinto. A Mercedes usou uma estratégia diferente com o heptacampeão: Lewis era o único no top 10 com pneus médios, em vez de duros.

Verstappen conseguiu ultrapassar Russell para entrar na zona de pódio e, algumas voltas depois, superou Alonso. O bicampeão precisou de 25 voltas para sair da 15ª para a segunda posição no GP da Arábia Saudita.

Pequenos problemas

Max Verstappen conseguiu diminuir um pouco da distância para Sergio Pérez, mas a diferença estacionou em cerca de 4s5. A desvantagem holandesa aumentou quando Verstappen, pelo rádio, passou a se queixar de problemas no carro, com certa incisividade.

O eixo de transmissão de Verstappen - que forçou o abandono de Max no Q2 da classificação - balançava um um pouco. A RBR, por sua vez, disse não ter visto quaisquer problemas nos dados. Pouco depois, foi a vez de Sergio Pérez apontar dificuldades com o pedal do freio do RB19. Mesmo assim, a RBR seguiu tranquila rumo à dobradinha na Arábia Saudita.

A F1 2023 retorna para a terceira etapa do ano no GP da Austrália, no dia 2 de abril. Veja dias e horários das corridas da temporada aqui.