A capital amazonense também está no topo do ranking como a cidade brasileira que mais registrou alertas de deslizamentos desde 2016

Amariles Gama
online@acritica.com
 (Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Manaus possui mais de mil “pontos sensíveis” sujeitos a desastres espalhados pela cidade. Destes, 62 são classificados como áreas com alto risco de impacto. Os dados foram informados, nesta segunda-feira (13), pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) e a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). 

A capital amazonense também está no topo do ranking como a cidade brasileira que mais registrou alertas de deslizamentos desde 2016. A informação foi confirmada pela diretora do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Regina Alvalá, em entrevista para O Globo.  

“A cidade para qual mais emitimos alertas de deslizamento desde 2016 é Manaus. [..] Grandes capitais como Manaus, São Paulo, Rio, Salvador e Recife têm uma região metropolitana com grande adensamento populacional. São cidades críticas do ponto de vista da necessidade de um olhar específico”, comentou a diretora. 

Manaus possui um georreferenciamento colaborativo entre os órgãos municipais, que identificou as áreas de risco na capital amazonense, segundo informou prefeitura. Os chamados pontos sensíveis podem ser descritos como aquelas áreas sujeitas a deslizamentos, desabamentos, alagações, entre outros desastres. 

Conforme reportagem publicada por A CRÍTICA, no mês passado, a capital amazonense possuía mais de 4 mil famílias vivendo em aproximadamente 1.600 áreas de risco. No entanto, os dados catalogados pela Defesa Civil de Manaus são do ano de 2019.  

Segundo o levantamento, as zonas em que mais são registradas ocorrências da magnitude por conta da erosão provocada pelas fortes chuvas são a Zona Leste e Norte. Tendo os bairros mais afetados: Jorge Teixeira, Gilberto Mestrinho e Mauazinho, na Zona Leste; e Cidade de Deus e Cidade Nova, na Zona Norte. 

Listado como um dos bairros mais afetados por ocorrências por conta da erosão provocada pelas fortes chuvas, o bairro Jorge Teixeira, na Zona Leste da capital, viu a tragédia anunciada se cumprir, na noite deste domingo (12), quando um deslizamento de barranco causou a morte de oito pessoas e deixou outros feridos. 

Em nota, a prefeitura informou que, nos últimos dois anos, solucionou os problemas de grandes erosões em 17 localidades. As áreas foram recuperadas com serviços de drenagem e aterro, para evitar, assim, novas erosões e alagamentos, beneficiando centenas de famílias. 

“A prefeitura ressalta que grande parte das ocupações nestas áreas foram realizadas de forma irregular, com construções que passam sobre as redes de esgoto e drenagem, o que corrobora diretamente para as erosões”, destacou. 

Ainda segundo a prefeitura, o descarte irregular de lixo também é outro problema, que obstrui a tubulação e provoca erosões. A prefeitura ainda reforçou o pedido de apoio à população, para que não jogue lixo nas ruas e igarapés, e afirmou que segue trabalhando em serviços preventivos e emergenciais em todas as zonas da cidade.