Shopping está interditado por tempo indeterminado. Informações iniciais indicam que a laje, onde ficam carros estacionados, caiu na praça de alimentação. Segundo a polícia, não há feridos. Em 1996, vazamento de gás no shopping matou 42 pessoas. Em 2015, parte do forro de uma loja na área da praça de alimentação despencou.

Por TV Globo e g1 SP

Vídeo mostra queda de estrutura de shopping em Osasco

Vídeo mostra queda de estrutura de shopping em Osasco

Parte do teto do Osasco Plaza Shopping, na Grande São Paulo, desabou na tarde desta quarta-feira (8). A prefeitura da cidade interditou todo o estabelecimento por tempo indeterminado.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a laje, onde funciona um estacionamento, caiu sobre a praça de alimentação. Por isso, carros também caíram. Bombeiros usam cães farejadores para confirmar se há alguma vítima. Segundo a polícia, não há feridos.

O 5º DP de Osasco instaurou um inquérito policial e requisitou exames periciais do núcleo de engenharia.

Prefeito de Osasco, Rogério Lins disse em entrevista coletiva que os carros que estão no estacionamento não podem ser retirados e que toda a documentação do shopping, inclusive AVCB, está em dia.

Ainda segundo Lins, foi feita uma obra no shopping e, apesar de ele não saber precisar quando isso ocorreu, este será um dos focos da investigação.

Um vídeo registrado por um celular mostra o momento da queda (veja acima). O teto começa a soltar um pó branco e água, e um homem, que parece ser um segurança do shopping, leva uma lixeira amarela para baixo de onde o teto está cedendo e, de repente, ele desmorona. As pessoas que estão gravando se assustam e começam a correr. A câmera chega a registrar pratos quebrados.

Segundo o capitão Elias, porta-voz do Corpo de Bombeiros, o local havia sido isolado minutos antes por causa de um gotejamento.

Parte de teto cai em shopping em Osasco — Foto: Arte g1

"Nós estamos verificando nas câmeras de segurança para realmente confirmar que não havia ninguém. Os veículos caíram em um corredor lateral. Alguns estilhaços atingiram a praça de alimentação. E a tubulação de água que se rompeu também atingiu, portanto, a praça de alimentação. Ainda não há informações de vítimas. Porém, novamente, e ratificando, estamos confirmando essa informação, de acordo com câmeras de segurança no local."

Oito viaturas dos bombeiros foram encaminhadas para o shopping.

Ana Luiza de Lima, de 15 anos, estava com a mãe no local. Ela estava a passeio e tinha ido almoçar. Segundo a jovem, várias pessoas estavam filmando antes da queda porque estava jorrando água do teto, e a área foi interditada por volta das 14h20.

“Começou a ficar mais forte. Eu estava lá uns 10 minutos antes de tudo [cair], quando começou a correria. Muita gente correndo, deixando coisas pra trás. Muita gente em desespero, saímos correndo para fora”, disse.

Foto de água saindo da parede do shopping em Osasco — Foto: Ana Luiza/Arquivo pessoal

Outros acidentes

O shopping é o mesmo onde, em 11 de junho de 1996, véspera do Dia dos Namorados, um vazamento nos dutos de gás provocou uma explosão que deixou 42 mortos no local. O acidente aconteceu na hora do almoço, na praça de alimentação.

Em 2015, parte do forro de uma loja do shopping caiu durante uma forte chuva. Segundo funcionários da segurança, foram abertos furos no gesso para drenar a água. Não houve feridos e nem interdição da área. Os bombeiros não chegaram a ser acionados. Segundo um funcionário do shopping ouvido pelo g1 na época, a queda do gesso também ocorreu na praça de alimentação.

Shopping em Osasco tem praça de alimentação tomada pela água da chuva em 2015

Shopping em Osasco tem praça de alimentação tomada pela água da chuva em 2015

Vídeo mostra destruição em shopping de Osasco

Vídeo mostra destruição em shopping de Osasco

Buraco no teto do Osasco Plaza Shopping — Foto: Reprodução/TV Globo

Teto cai no Shopping Osasco — Foto: Reprodução