Plano de Trabalho da Comissão de Infraestrutura do Senado inclui moradias em áreas de risco e transporte público como prioridades

Na avaliação do senador Confúcio Moura, presidente da Comissão, as duas políticas, pelo impacto social que produzem, devem ser enfrentadas de forma estrutural e não apenas ocasionalmente

A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado Federal presidida pelo senador Confúcio Moura (MDB-RO), deverá votar na próxima terça-feira (21) o Plano de Trabalho para 2023. Entre os assuntos a serem priorizados pelo colegiado estão: habitação, principalmente as moradias em área de risco, e o transporte público.

De acordo com o senador, a população da periferia, dos bairros mais distantes, enfrenta diariamente, muitas vezes quatro, cinco horas dentro de um ônibus precário, de péssima qualidade, para se deslocar de casa para o trabalho e vice e versa. Segundo ele, a Comissão irá colocar o problema para ser debatido às claras com a participação de especialistas, avaliar as experiências brasileiras e encaminhar soluções para que sejam mitigadas a dramática situação do transporte público das grandes cidades brasileiras.

Confúcio Moura também defendeu que o colegiado discuta ainda a situação das moradias populares. Segundo ele, será necessário que o governo planeje e que possa ir trabalhando nos municípios por ordem de risco, de complexidade, para uma alternativa de habitação popular adequada para tirar as pessoas das áreas de risco. “Não podemos nos conformar com uma tragédia após a outra, sabendo que ano seguinte morrerá mais gente a cada chuva forte. Então, é importante a gente debater essa situação de forma aprofundada e criar condições para que não volte a ocorrer”, explicou.

A utilização de prédios inabitados, públicos ou privados para abrigar pessoas sem moradia foi outro assunto apresentado no Plano de Trabalho pelo senador Confúcio que podem diminuir o déficit habitacional do país. “Existem muitos imóveis fechados que estão abandonados ou em demandas judiciais. É irracional assistir tragédias por falta de moradias quando se tem recursos à disposição”, disse o senador.

Na mesma reunião, além da aprovação do Plano de Trabalho, também ocorrerá a eleição para a escolha do vice-presidente da Comissão de Infraestrutura para o biênio 2023/2024.