Quase 100m³ (metros cúbicos) de madeira foram apreendidas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas rodovias de Rondônia. As apreensões aconteceram durante fiscalizações na BR-364 em Vilhena (RO) e Ariquemes (RO).

PRF apreende quase 90m³ de madeira em RO — Foto: Reprodução/PRF
1 de 1 PRF apreende quase 90m³ de madeira em RO — Foto: Reprodução/PRF

PRF apreende quase 90m³ de madeira em RO — Foto: Reprodução/PRF

A primeira ocorrência aconteceu na tarde de quarta-feira (15), em Vilhena. Segundo a PRF, a equipe policial, durante fiscalização no Km 01, "constatou divergência na volumetria declarada".

De acordo com a polícia, a divergência torna o Documento de Origem Florestal (DOF) inválido e por isso, houve o crime ambiental e crime contra a ordem tributária.

Horas depois, no mesmo local, os federais apreenderam outro carregamento de madeira, mas desta vem, sem o documento que legaliza o transporte do produto.

A terceira apreensão aconteceu no Km 519, em Ariquemes, na manhã de quinta-feira (16). Durante a fiscalização, não foi entregue o documento de porte obrigatório para o transporte da madeira.

Ao todo, 98,98 m³ de madeira foram apreendidos e retido para inspeção dos órgãos ambientais. Os condutores dos três veículos assinaram Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), comprometendo-se a comparecer no Juizado Especial Criminal (JECRim) das respectivas Comarcas.