/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/I/0/JRNQpxQXyro4ISnav1BA/criancagripe.jpg)
Criança doente, criança gripe — Foto: Freepik
A Prefeitura de Porto Velho fez um alerta esta semana para os casos de síndromes gripais registradas. Segundo o Município, somente dos quatro primeiros meses deste ano, 218 pacientes foram internados com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag).
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), para evitar a contaminação dos vírus de infecções respiratórias, a população pode tomar os mesmos cuidados referentes à Covid: uso de máscara e álcool e higienização.
Os sintomas de síndromes gripais são conhecidos: dor de garganta, tosse, calafrios, coriza e febre. Já a Srag é um estado de agravamento desses sintomas. O paciente passa a apresentar falta de ar, dificuldades para respirar e dor persistente no peito.
Segundo a Prefeitura, em 2023 foram registradas oito mortes por covid-19 e uma por influenza B em Porto Velho.
Em caso de sintomas gripais, o Município alerta para que a população procure uma unidade de saúde, onde a equipe analisará se o caso se trata de gripe, resfriado, influenza ou Covid. Em casos mais graves e urgentes, o paciente pode procurar uma unidade de pronto atendimento.
0 Comentários