Operação para retirar invasores de reserva indígena começou na quinta-feira (11) e não tem data para terminar.

Por g1 RO

PF faz operação para retirar invasores da Terra Indígena Karipuna em Rondônia

PF faz operação para retirar invasores da Terra Indígena Karipuna em Rondônia

Um invasor foi preso em flagrante e 12 madeireiros autuados nas primeiras 24 horas da operação da Polícia Federal (PF) para combater crimes ambientais na Terra Indígena Karipuna, localizada entre os municípios de Porto VelhoNova Mamoré (RO) e Buritis (RO).

A operação foi iniciada na quinta-feira (11), depois da polícia detectar mais de 10 pontos de desmatamento dentro da área de reserva e 20 madeireiras e serrarias nas proximidades da área protegida por lei.

Segundo a PF, os 12 madeireiros autuados na operação vão responder na Justiça por crimes ambientais, extração ilegal, usurpação de bens da União, inserção de dados falsos no sistema de controle ambiental e receptação qualificada de madeira de origem ilícita.

A operação também resultou, até agora:

  • na apreensão de 7, 4 mil m³ de madeira
  • em aplicação de multas que já passam de R$ 1,51 milhão ;
  • e suspensão das atividades de 14 empresas;

Policiais federais participaram de operação para retirar invasores na Terra Indígena Karipuna — Foto: PF/Reprodução

Segundo a PF, os peritos criminais federais colheram amostras nos pátios das empresas, e foi possível diagnosticar inconsistências entre as espécies de madeiras e a quantidade declarada no Sistema de Documento de Origem Florestal (SISDOF).

Operação na T.I Karipuna

Operação em Terra Indígena Karipuna apreendeu mais de 7 mil metros cúbicos de madeira — Foto: PF/Reprodução

Com apoio de tropas especiais, uso de aeronaves e equipamentos, a ação deve fazer incursões estratégicas em diversos pontos da terra indígena. A operação não tem data para terminar.

A polícia diz que a "aeronave foi disponibilizada para o deslocamento do efetivo e análise de pontos de interesse, com foco em possíveis ocupações ilegais e retirada criminosa de madeira".

Ao menos 91 servidores participam da operação, sendo 80 policiais federais, 10 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e um da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

De acordo com a PF, também está sendo investigado se os suspeitos da invasão de terra indígena usam laranjas e planos de manejo fraudulentos em Rondônia e em outros estados.

Operação encontrou cerca de 20 madeireiras em Terra Indígena — Foto: PF/Reprodução

TERRA INDÍGENA MAIS DESMATADA

A Terra Indígena Karipuna tem mais de 150 mil hectares de área e fica situada a 100 quilômetros da área urbana de Porto Velho.

No ano passado, um relatório do Observatório da BR-319 apontou que a Terra Indígena Karipuna foi a mais desmatada entre as 69 áreas indígenas que ficam no entorno da rodovia federal BR-319.

De janeiro a dezembro foram 1.733 hectares desmatados na TI Karipuna, basicamente metade de todo o desmatamento registrado nas 10 terras indígenas localizadas no eixo da BR.

2022 também foi o que a T.I mais queimou, concentrando o maior número de focos de queimadas, de acordo com dados do relatório.