Presidente do Uruguai diz que ficou 'surpreso' com fala de Lula sobre 'narrativas' contra Venezuela

Presidente do Uruguai diz que ficou 'surpreso' com fala de Lula sobre 'narrativas' contra Venezuela


Lula teve uma reunião bilateral com Maduro nesta segunda (29) e disse que o presidente da Venezuela precisava divulgar sua 'narrativa' sobre a situação política e econômica do país.

Por Beatriz Borges, Paloma Rodrigues e Pedro Henrique Gomes, g1 e TV Globo — Brasília

Presidente do Uruguai critíca falas sobre Venezuela

Presidente do Uruguai critíca falas sobre Venezuela

O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, disse nesta terça-feira (30), durante a reunião com os presidentes de 11 países da América do Sul, que ficou "surpreso" com a fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre "narrativas" contra a Venezuela.

"Fiquei surpreso quando se falou que o que acontece na Venezuela é uma narrativa. Já sabem o que nós pensamos em relação à Venezuela e ao governo venezuelano", disse o presidente do Uruguai.
Lula critica sanções internacionais impostas ao regime ditatorial da Venezuela

Lula critica sanções internacionais impostas ao regime ditatorial da Venezuela

O que Lula disse

O presidente brasileiro afirmou que a Venezuela precisa divulgar sua "narrativa" sobre a situação política e econômica do país para fazer frente às "narrativas" construídas por opositores no cenário internacional.

"Acho que cabe à Venezuela mostrar a sua narrativa, para que possa efetivamente fazer pessoas mudarem de opinião. [...] É preciso que você construa a sua narrativa, e eu acho que por tudo que conversamos, a sua narrativa vai ser melhor do que a narrativa que eles têm contado contra você", disse Lula, no microfone, em fala endereçada diretamente a Maduro.

"É inexplicável um país ter 900 sanções porque outro país não gosta dele. Acho que está nas suas mãos, companheiro [Maduro], construir a sua narrativa e virar esse jogo para a Venezuela voltar a ser um povo soberano, onde somente seu povo, através de votação livre, diga quem vai governar o país. É só isso que precisa ser dito. E nossos adversários vão ter que pedir desculpas pelo estrago que ele fizeram na Venezuela", declarou Lula.

Embaixada em Caracas

Em seu discurso, Pou também afirmou que o Uruguai enviou uma representação diplomática à Venezuela porque sua afinidade é com o povo venezuelano e não com governos.

"Até pouco tempo não tínhamos embaixador na Venezuela e nós nomeamos um embaixador na Venezuela, como temos em Cuba e em tantos outros lugares, porque nossa afinidade é com o povo venezuelano e não nos compete eleger o governo, mas temos sim a possibilidade de opinar", declarou.

Integração dos países

O presidente uruguaio disse ainda não ser à favor de criar novos mecanismos multilaterais para organizar a integração dos países sul-americanos.

Segundo Pou, esses grupos acabam se transformando em “grupos ideológicos” que ficam sujeitos aos interesses políticos do governo que está à frente de cada país no momento.

Para o presidente do Uruguai, seria mais interessante utilizar as ferramentas das organizações já existentes.

Postar um comentário

0 Comentários