Friagem em Manaus — Foto: Camila Vasconcelos/g1
1 de 1 Friagem em Manaus — Foto: Camila Vasconcelos/g1

Friagem em Manaus — Foto: Camila Vasconcelos/g1

A friagem que chegou a Manaus nesta quinta-feira (15) vai durar apenas um dia, segundo o meteorologista Mamedes Luiz Melo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A queda de temperatura na capital amazonense, que atinge uma média de 20,8°, é resultado da chegada de uma massa de ar frio no Sul do Amazonas.

O meteorologista do Inmet disse ao g1 que a sensação de frio deve continuar ao longo do dia, podendo atingir até 26°, média considerada baixa para Manaus, já que a capital amazonense registra, normalmente, de 29° a 35°.

"Em Manaus amanheceu um pouquinho frio em relação à média da temperatura do mês de junho. [...] Com uma média de 20,8°, praticamente em torno de 21°. Na tarde de hoje [quinta-feira] ainda vai continuar frio a temperatura, em torno de 26°", reforçou o meteorologista.

Na madrugada desta sexta-feira (16), a média volta a cair, mas ao longo do dia, a temperatura sobe e pode ultrapassar os 30ºC.

"Esse frio já está indo embora e amanhã as temperaturas já começam a se elevar. Madrugada pode ficar em entre 22° e 23°, nesta sexta-feira e, à tarde, a temperatura pode passar dos 30°", informou Mamedes.

O meteorologista destacou que o clima mais ameno em Manaus é reflexo da onda de frio que atingiu o Sul do Amazonas. Apesar do dia ter amanhecido mais frio, a temperatura começou a subir e, por volta de 11h, a capital registrou 23ºC.

No Sul do estado, em cidades como Boca do Acre e Ipixuna, a temperatura atingiu 15º, com uma mínima que pode chegar a 13º. A máxima é de 23º nesses locais.