Os aprovados vão passar pelo crivo do público, por jornalistas que cobrem o Congresso e por júri especializado. Segundo a organização, a votação na internet vai se estender de 7 a 31 de agosto

Porto Velho, RO - Três deputados de Rondônia – Maurício Carvalho (UB), Silvia Cristina (PL) e Cristiane Lopes (UB) – receberam sinal verde da direção do “Prêmio Congresso em Foco” que escolhe os melhores parlamentares do ano. Além do conjunto geral, os melhores de 2023, o trio concorrerá a categoria “Educação” destinada aos congressistas que, ao longo do ano, demonstraram maior envolvimento com a pauta educacional.

A lista preliminar foi divulgada nesta terça-feira (18). “A elaboração da lista levou em conta quesitos como participação em Comissões, Frentes Parlamentares e grupos de discussão voltadas à causa, votações, formulação de propostas, participações em debates sobre o assunto, entre outras iniciativas. Ao todo, 188 parlamentares – 144 deputados e 44 senadores – estão aptos a concorrer na Defesa da Educação”, informou a publicação do prêmio.

De acordo com as regras, “podem concorrer deputados e senadores que tenham exercido mandato por ao menos 60 dias este ano; que não respondam, perante o Poder Judiciário, a acusações criminais, seja sob a forma de ação penal ou de inquérito, nem a processos de improbidade administrativa; e não tenham feito, por meio de atos e declarações, apologia da tortura, da violência ou de outras práticas em flagrante confronto com o Estado Democrático de Direito e o respeito aos direitos humanos fundamentais”.

Os aprovados vão passar pelo crivo do público, por jornalistas que cobrem o Congresso e por júri especializado. Segundo a organização, a votação na internet vai se estender de 7 a 31 de agosto. Os vencedores serão conhecidos em 21 de setembro.

Fonte: News Rondônia