
O Amazonas possui 490.854 índigenas, de acordo com os dados do Censo 2022 divulgados na manhã desta segunda-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A população indígena no estado cresceu 167% se comparada ao número registrado no Censo 2010 que foi de apenas 183.514 indígenas.
O índice consolida o Amazonas como o estado que possui mais indígenas do país, representando 28,9% do total nacional. O segundo estado com a maior população indígena é a Bahia com 229.103 indígenas. Em terceiro lugar vem o Mato Grosso do Sul com 116.346, Pernambuco em quarto lugar com 106.634 e Roraima em quinto lugar com 97.320 indígenas.
Novas metodologias
A pesquisa sobre a população indígena utilizou novas metodologias para oportunizar às pessoas se auto identificarem com indígenas. Pela primeira vez, se perguntou às pessoas que moravam fora de terras indígenas, se elas se consideravam indígenas.
De acordo com o analista supervisor de pesquisas do IBGE-AM, Tiago Almudi, o número expressivo de indígenas contabilizados se deu graças a este novo método de abordagem aplicado pelos recenseadores. Além da pergunta de cor/raça, também foi questionado se a pessoa se considerava indígena.
(Foto: Junio Matos)
(Foto: Junio Matos)
"Uma inovação importantíssima que vimos nos dados foi a identificação de interesse operacional, que são áreas previamente identificadas com a presença indígena mesmo fora de agrupamentos ou aldeias. Nessas áreas, o aplicativo do recenseador abria automaticamente a pergunta de cobertura. Quando a pessoa não se autodeclarava indígena na pergunta de cor/raça, nessas áreas abria uma pergunta de cobertura questionando se a pessoa se considerava indígena ou não. Isso fez com que a gente captasse a população indígena em uma expressividade bastante superior com o que regitramos em 2010", pontuou Almudi.
Autodeclaração expressiva
Seis dos dez municípios com maior população indígena do país estão no Amazonas, sendo estes: Manaus, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, São Paulo de Olivença, Autazes e Tefé. Manaus é a cidade e capital com mais residentes indígenas. Ao todo, 71.713 pessoas se reconheceram como indígenas - este número representa 3,4% do total da popluação do estado.
Tiago Almudi explicou que neste censo foi possível perceber um crescimento na autodeclaração fora das terras indígenas. Na capital, por exemplo, foram contabilizados mais de 71 mil pessoas em 2022. No ano de 2010, apenas 4.040 pessoas se consideram indígenas.
"Este resultado representa a realidade. Sim, a gente pode notar [esse crescimento]. Em 2010, tivemos em Manaus um pouco mais de 4 mil pessoas que se autodeclararam indígenas, saltando para mais de 71 mil pessoas em 2022. É um trabalho que tem sido feito pelos próprios indígenas que estão tendo mais orgulho de se autodeclararem, menos receio. Um pouco do nosso trabalho que a gente fez dizendo a importância do Censo para eles se autoretratarem, para estar nessas estatísticas oficiais. Eles tiveram essa consciência e vontade de se mostrarem como indígenas", descreveu o supervisor de pesquisas do órgão.
0 Comentários