O primeiro a reconhecer o nosso esforço com essa importante política pública foi o Ministério da Educação - MEC”, salienta o governador
Porto Velho, RO - A experiência das escolas móveis implantadas pelo governador de Rondônia, Marcos Rocha, no âmbito do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional – IDEP, com os avanços do ensino profissionalizante do Estado, será apresentada nesta sexta-feira, (29), na Alemanha.
A apresentação será feita durante uma palestra que faz parte de um workshop com o tema “A Importância da política pública da Educação Profissional e Tecnológica na Região Norte do Brasil”. Em Rondônia, a experiência das Escolas Móveis do IDEP, vem alcançando grandes resultados.
Desde 2021, a instituição de ensino profissionalizante conta com quatro unidades móveis itinerantes que oferecem cursos em todas as regiões do Estado nas áreas de Panificação e Confeitaria; Máquinas Agrícolas; Frigorífico e Piscicultura e Imagem Pessoal.
No período de 2019 a 2023, o Governo de Rondônia ofertou no total 71.699 matrículas voltadas aos cursos técnicos e de qualificação profissional, seja presencial ou remoto, tanto nas unidades fixas quanto móveis do IDEP.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o maior entusiasta do projeto que garantiu o destaque de Rondônia no evento internacional, esse resultado é o reconhecimento dos investimentos que o Governo do Estado vem fazendo para garantir a qualificação profissional da mão de obra ao maior número de cidadãos rondonienses.
“No Estado, a educação profissional é uma prioridade e as escolas móveis mais uma vez tem um merecido reconhecimento mais uma vez. O primeiro a reconhecer o nosso esforço com essa importante política pública foi o Ministério da Educação - MEC”, salienta o governador.
BIOECONOMIA
A presidente do IDEP, Adir Josefa de Oliveira, está na Alemanha a convite da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação - SETEC/MEC em parceria com a Agência Alemã de Cooperação Internacional Deutsche Gesellschaft für International Zusammenarbeit – Giz que tem como objetivo incentivar atividades do projeto Profissionais do Futuro, na área de Bioeconomia, resultado de uma parceria da Deutsche com outras instituições ligadas à Educação Profissional e Tecnológica.
PROFISSIONAIS DO FUTURO
O projeto Profissionais do Futuro visa garantir a qualificação de trabalhadores para ocupar postos de trabalho em setores da sustentabilidade. Novas profissões deverão ser criadas da chamada economia verde com avanços em áreas como energias renováveis, bioeconomia e economia circular, que buscam o desenvolvimento econômico com o uso consciente dos recursos naturais.
0 Comentários