Sedam orienta moradores sobre cuidados com fogo no período de estiagem próximo ao Parque Estadual Serra dos Reis

Sedam orienta moradores sobre cuidados com fogo no período de estiagem próximo ao Parque Estadual Serra dos Reis

 

Os moradores são orientados sobre os cuidados com o fogo

Porto Velho, RO - Com o objetivo de conscientizar a população sobre os perigos da utilização do fogo, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, está promovendo neste mês, orientações à população sobre os focos de incêndios, nas proximidades do Parque Estadual Serra dos Reis.

A ação acontece no entorno do Parque, localizado na linha 25 no Km 75, no município de Costa Marques. A visita é realizada pela Coordenadoria de Unidades de Conservação – CUC e conta a participação da gestão do parque e os moradores vizinhos, para que, em conjunto consigam proteger o ecossistema.

Na oportunidade, os técnicos da Sedam orientaram a população local quanto ao uso do fogo durante o período de estiagem, instruções quanto aos perigos das queimadas, agravamento do efeito estufa e o aquecimento global ou daqueles já existentes, problemas respiratórios, principalmente em crianças e idosos, destruição do habitat de diversas espécies e perda da biodiversidade.

A visita é realizada pela Coordenadoria de Unidades de Conservação

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o objetivo da gestão neste período de “Setembro Cinza” é promover a conscientização e educação ambiental entre a população para a efetiva preservação da Biodiversidade do Estado e Unidades de Conservação em Rondônia.

“Uma vez que no período de verão amazônico, a ocorrência de queimadas reflete em casos de doenças respiratórias e consequentemente, atinge a questão da saúde. Nesse sentido, as equipes desenvolvem um importante trabalho de orientação às comunidades sobre os perigos e conscientização”, destacou.

Para a coordenadora da CUC, Melila Braga Alves e Silva Mendes, a aproximação com os moradores do entorno das Unidades de Conservação é de fundamental importância ao processo de gestão das UCs. “Este processo é agregador e positivo para todos, e gera inúmeros benefícios, proporcionando à Unidade de Conservação, que sirva de regulador e provedor de serviços ecossistêmicos para a comunidade, e esta apoie a gestão da UC, no que tange à preservação e conservação dos espaços protegidos”, ressaltou.

Postar um comentário

0 Comentários