Israel afirmou ter reestabelecido o controle da fronteira com a Faixa de Gaza nesta terça-feira (10). Novos bombardeios foram registrados.
Por g1
Confrontos começaram no último sábado, após integrantes do Hamas atacarem diversas cidades de Israel por terra, mar e ar.
Isarel revidou os ataques e reforçou as tropas no sul do país e nos arredores da Faixa de Gaza.
O governo israelense informou que nenhuma invasão foi registrada durante a segunda-feira.
Israel anunciou um ataque em larga escala contra o grupo terrorista, com mais de 200 alvos sendo bombardeados na Faixa de Gaza.
Soldados israelenses posicionados na região da fronteira com a Faixa de Gaza, em 9 de outubro de 2023 — Foto: Jack Guez/AFP
Cerca de 1.500 corpos de integrantes do Hamas foram encontrados dentro do território de Israel, afirmou um porta-voz das forças militares israelenses nesta terça-feira (10). O número não está incluído no balanço oficial, que registrava 1.770 mortes até a última atualização desta reportagem.
O conflito na região começou no último sábado (7). Homens armados do Hamas, grupo terrorista que atua no território Palestino, invadiram Israel e atacaram diversas cidades. Naquele dia, os integrantes abriram fogo contra civis que estavam nas ruas. Entenda abaixo o que aconteceu até agora.
Israel, que revidou os ataques, reforçou suas tropas no sul do país e nos arredores da Faixa de Gaza. Nesta terça-feira, a Defesa israelense disse ter retomado o controle da fronteira.
Ainda segundo o governo israelense, nenhuma invasão foi registrada durante a segunda-feira (9). Minas foram instaladas na região da barreira que foi violada pelo Hamas no sábado, para evitar novas invasões.
O conflito entre Israel e o Hamas já dura quatro dias. Nesta terça-feira, Israel anunciou um ataque em larga escala contra o grupo terrorista, com mais de 200 alvos sendo bombardeados na Faixa de Gaza.
LEIA TAMBÉM
Civis são as principais vítimas do arsenal empregado pelo Hamas e por Israel
O que aconteceu até agora?
▶️ Como foi o ataque? As ações se concentraram perto da fronteira da Faixa Gaza, de onde Hamas lançou 5 mil foguetes.
- Por terra, ar e mar, com motos e parapentes, homens armados invadiram o território israelense pelo sul do país.
- Houve relatos de que os invasores atiraram em pessoas que estavam nas ruas e sequestraram dezenas de israelenses (incluindo mulheres e crianças), levados como reféns para Gaza.
▶️ Como foi a resposta de Israel? Diante da ofensiva do Hamas, o governo israelense iniciou uma retaliação.
- "Estamos em guerra e vamos ganhar", disse o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, logo após o ataque.
- "O nosso inimigo pagará um preço que nunca conheceu."
- Ainda em 7 de outubro, Israel lançou bombas em direção à Faixa de Gaza.
▶️ Quantas pessoas morreram? O balanço mais recente das autoridades locais indicava, na manhã desta terça-feira, que mais de 1.600 pessoas morreram. Mais de 900 foram em Israel. O Ministério da Saúde de Gaza informou ter registrado 770 mortes de palestinos.
▶️ O que é e onde fica Faixa de Gaza? É o território palestino localizado em um estreito pedaço de terra na costa oeste de Israel, na fronteira com o Egito.
- Marcado por pobreza e superpopulação, tem 2 milhões de habitantes morando em um território de 360 km². Para se ter uma ideia desse tamanho em comparação com cidades brasileiras, o território é um pouco maior que o da cidade de Fortaleza (312.4 km²) e menor que o de Curitiba (434,8 km²).
- Tomada por Israel na Guerra dos Seis Dias, em 1967, e entregue aos palestinos em 2005, Gaza vive um bloqueio de bens e serviços imposto por seus vizinhos de fronteira.
▶️ Qual é o histórico do conflito na região? A disputa entre Israel e Palestina se estende há décadas e já resultou em inúmeros enfrentamentos armados e mortes.
- Em sua forma moderna, remonta a 1947, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs a criação de dois Estados, um judeu e um árabe, na Palestina, sob mandato britânico.
0 Comentários