Manaus abre vacinação contra influenza nesta segunda (13) — Foto: Divulgação/Semsa
1 de 1 Manaus abre vacinação contra influenza nesta segunda (13) — Foto: Divulgação/Semsa

Manaus abre vacinação contra influenza nesta segunda (13) — Foto: Divulgação/Semsa

Manaus abre a vacinação contra influenza nesta segunda-feira (13). A meta é vacinar mais de 500 mil pessoas.

A vacina estará disponível até o dia 15 de dezembro para 18 grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde:

  • crianças com idade de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias;
  • gestantes;
  • puérperas (até 45 dias após o parto);
  • indígenas, a partir dos 6 meses de idade;
  • idosos com 60 anos ou mais;
  • trabalhadores da saúde; e
  • professores do ensino básico e superior.

Os demais grupos prioritários incluem pessoas com deficiência permanente; pessoas em situação de rua; forças de segurança e salvamento; Forças Armadas; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores portuários; pessoas privadas de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional; e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas.

Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a vacina utilizada na ação é a Influenza trivalente. "A aplicação do imunizante previne complicações e óbitos decorrentes da Influenza, bem como ajuda a reduzir a circulação do vírus entre a população", informou.

De acordo com a prefeitura, este é o primeiro ano em que a vacinação contra a influenza é realizada no segundo semestre do ano na Região Norte. "A mudança no calendário anual do Ministério da Saúde atende a uma antiga reivindicação dos Estados desta região, que vivem o período de chuvas e umidade, com maior risco de transmissão da gripe, entre os meses de novembro e abril, ao contrário das demais regiões do país", afirmou o Município.

Multivacinação infantil

No mesmo período, o município também irá promover a multivacinação infantil. A campanha tem foco na atualização da caderneta de vacinas de crianças e adolescentes com idades entre 0 e 14 anos.

Endereços

Conforme a Semsa, 167 unidades estarão abertas para atendimento ao público. Desse total, nove ofertam atendimento em horário ampliado, das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados.

A lista com endereços e horários de todos os estabelecimentos está disponível em semsa.manaus.am.gov.br.