Ministra Marina Silva palestra no evento TEDxAmazônia em Manaus — Foto: TEDxAmazônia
1 de 4 Ministra Marina Silva palestra no evento TEDxAmazônia em Manaus — Foto: TEDxAmazônia

Ministra Marina Silva palestra no evento TEDxAmazônia em Manaus — Foto: TEDxAmazônia

Durante um bate-papo no TEDxAmazônia, em Manaus, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, disse que a atual crise ambiental que o Brasil vem enfrentando é uma guerra. O evento acontece até domingo (5), no Armazém XV, Centro de Manaus.

No bate-papo, mediado pelo jornalista Rodrigo Cunha, a ministra do Meio Ambiente afirmou que os problemas ambientais do Brasil, principalmente da Amazônia, são decorrentes do agravamento do aquecimento global.

LEIA TAMBÉM

A declaração de Marina acontece no momento em que o Amazonas vive uma grave crise ambiental.

Além de enfrentar a fumaça de queimadas na Amazônia, o estado passa por uma seca histórica que deixou todos os 62 municípios em emergência. A estiagem severa isolou comunidades rurais, fechou balneários e mudou o cenário do Encontro das Águas, um dos principais pontos turísticos da cidade.

Ministra Marina Silva palestra no evento TEDxAmazônia em Manaus — Foto: Gato Junior/Rede Amazônica

Segundo a ministra, as atitudes humanas que prejudicam a natureza - como o desmatamento e a emissão de gases - agravam os problemas ambientais e podem ser comparadas a nano mísseis sendo jogados sobre a atmosfera diariamente.

"Nós precisamos entender que o que está acontecendo com a mudança do clima é uma guerra, que as vezes, parece imperceptível. É como se estivéssemos lançando nano mísseis o tempo todo na atmosfera, que estão mudando as regularidades cósmicas", disse a ministra.

De acordo com Marina, há necessidade de educar a população, para impedir que o problema se agrave ainda mais.

"Nós precisamos fazer um corredor humanitário para que as crianças e os jovens possam ter um futuro. E fazer isso é cuidar da agenda de mitigação, de adaptação e, sobretudo, de transformação, de transformar essa nossa forma insustentável, de ser e estar no mundo, declarou Marina.

TEDxAmazônia

Depois de 13 anos, Manaus recebe novamente a edição do TEDxAmazônia — Foto: Hariel Fontenelle/ g1 AM

TEDxAmazônia 2023 é um dos 12 eventos de vários países do mundo que farão parte do TED Countdown, a iniciativa climática da conferência. Entre esta sexta e sábado, serão realizadas palestras com 46 nomes de diversas áreas.

TEDxAmazônia em Manaus — Foto: Gato Junior/Rede Amazônica

Na plateia, estarão cerca de 450 pessoas, entre pessoas que vivem na região ou que vêm de outras cidades do Brasil, selecionadas mediante um processo de inscrição que observou critérios de representatividade e diversidade, assistem às palestras.

Como assistir às palestras

As palestras são transmitidas pelo canal do TEDx inBrazil no YouTube (acesse aqui). As transmissões são feitas em três idiomas: português, inglês e espanhol.

g1 vai destacar parte das palestras ao longo desta sexta e sábado.

Outras informações estão disponíveis no site oficial do evento tedxamazonia.com.