O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, durante a cúpula da Otan na Lituânia, em 12 de julho de 2023. — Foto: Kacper Pempel/ Reuters
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse que o país fará esforços para reconstruir infraestruturas, hospitais e escolas danificados na Faixa de Gaza, em meio à guerra entre Israel e Hamas, informou a mídia turca neste sábado (18).
"Se um cessar-fogo for alcançado, faremos o que for necessário para compensar a destruição causada por Israel", disse Erdogan aos jornalistas no seu avião que voltava de uma viagem a Berlim, onde se encontrou com líderes alemães.
"Faremos esforços para reconstruir a infraestrutura danificada em Gaza e reconstruir as escolas, hospitais, instalações de água e energia destruídas", disse ele, segundo o site da emissora A Haber.
No início desta semana, Erdogan apelou ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu para anunciar se Israel tinha armas nucleares e tocou de novo no assunto em meio a conversas com jornalistas, pedindo a realização de inspeções de armas nucleares no país.
"Como Turquia, estamos fazendo este apelo. As armas nucleares de Israel devem ser inspecionadas sem qualquer dúvida, antes que seja tarde demais. Iremos acompanhar isso", disse ele.
Erdogan também disse que as famílias de israelenses mantidos reféns pelo grupo militante Hamas lhe enviaram uma carta solicitando que ele interviesse para garantir sua libertação, e disse que a agência de inteligência da Turquia foi acionada para investigar a questão.
0 Comentários