Liberação será intermediada pela Cruz Vermelha e os reféns receberam atendimento médico e psicológico ao chegar a Israel; o primeiro grupo é composto 13 mulheres, crianças e adolescentes.

Por g1

  • O Catar divulgou nesta quinta-feira (23) detalhes do acordo de troca de reféns sob poder de Israel e do Hamas.

  • Segundo o Ministério da Saúde de Israel, os reféns liberados pelo Hamas terão trajeto até Israel mediado pela Cruz Vermelha.

  • Os reféns sairão de Gaza por Rafah, no Egito, e serão encaminhados a seis hospitais de Israel, onde receberão atendimento médico e psicológico.

Veja como será trajeto de reféns que serão liberados pelo Hamas até chegar em Israel

Veja como será trajeto de reféns que serão liberados pelo Hamas até chegar em Israel

O Catar divulgou nesta quinta-feira (23) detalhes do acordo de troca de reféns sob poder de Israel e do Hamas. Os reféns liberados pelo Hamas terão trajeto até Israel mediado pela Cruz Vermelha e ao chegar receberão atendimento médico e psicológico.

Segundo o Ministério da Saúde de Israel, a logística planejada para os reféns será da seguinte forma:

  • Os reféns liberados pelo Hamas serão entregues à Cruz Vermelha;
  • Depois, a comitiva fará viagem de Gaza para o Egito, pela passagem de Rafah;
  • Chegando em Rafah, os reféns serão encaminhados para seis hospitais diferentes em Israel, onde serão examinados por médicos e profissionais de saúde mental.

Detalhes do acordo

Segundo o porta-voz do Catar, o primeiro grupo de reféns a voltar para casa será de 13 mulheres, crianças e adolescentes. Se houver um grupo de reféns da mesma família, será libertado junto neste primeiro grupo.

Está planejada a troca de 50 reféns que estão sob poder do Hamas por 150 prisioneiros palestinos durante os quatro dias de trégua previstos. O início da troca de reféns será às 16h no horário local, 11h no horário de Brasília.

Veja como será trajeto de reféns que serão liberados pelo Hamas até chegar em Israel; primeiro grupo é composto 13 mulheres, crianças e adolescentes. — Foto: TV Globo/Reprodução
1 de 1 Veja como será trajeto de reféns que serão liberados pelo Hamas até chegar em Israel; primeiro grupo é composto 13 mulheres, crianças e adolescentes. — Foto: TV Globo/Reprodução

Veja como será trajeto de reféns que serão liberados pelo Hamas até chegar em Israel; primeiro grupo é composto 13 mulheres, crianças e adolescentes. — Foto: TV Globo/Reprodução

O cessar-fogo na Faixa de Gaza começará nesta sexta-feira (24) às 7h, no horário local. Hamas prometeu respeitar a trégua, enquanto Israel se comprometeu a não atacar o sul do território e a não sobrevoar o norte de Gaza durante seis horas por dia.

Ainda segundo o porta-voz do governo do Catar, as partes estudam libertar um número maior de reféns e assim prolongar a duração desta trégua. A cada dez reféns, será acrescentado um dia de trégua.

O acordo prevê também a entrada diária na faixa de Gaza de 200 caminhões de ajuda humanitária, além de outros quatro carregados de combustível e gás de cozinha.