Hospital Francisca Mendes, em Manaus.  — Foto: Secom
1 de 1 Hospital Francisca Mendes, em Manaus. — Foto: Secom

Hospital Francisca Mendes, em Manaus. — Foto: Secom

A Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM), em Manaus, vai retomar a oferta de exames de cateterismo nesta segunda-feira (18). A informação é da Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas (SES), divulgada neste domingo (17).

As duas máquinas que atendem a unidade estavam paradas. A denúncia foi feita por pacientes que estão há meses sem realizar exames e procedimentos cardíacos na unidade, que é referência para o tratamento no estado.

Ao g1, a SES informou que os equipamentos já passaram por manutenção.

Com isso, os pacientes adultos e pediátricos, que aguardam pelo procedimento, terão seus atendimentos agendados e serão comunicados em breve pela unidade de saúde.

Muitos pacientes, que dependem do serviço, correm o risco de morte súbida. Como é o caso do estudante Alexandre Fernandes, de 18 anos. Ele é um dos pacientes que aguardam uma Ablação, um procedimento para o tratamento de arritmias cardíacas. O quadro dele é considerado extremamente grave.

Segundo a mãe de Alexandre, a administradora Débora Paiva, o jovem espera, desde maio, a realização do exame, conforme relatou ao g1.

"Eles falam que faltam insumos, materiais e com isso não dá para fazer o exame. Mas ele está correndo risco de morte, porque o coração acelera e precisa do procedimento para resolver isso", falou a mãe do jovem, na época.