Oportunidades são para os cargos de enfermagem do trabalho, logística de transportes, química de petróleo, entre outros. Inscrições vão até 31 de janeiro no site do Cebraspe.

Por g1

  • O concurso da Petrobras está oferecendo 916 vagas para início imediato e mais 5.496 para formação de cadastro reserva.

  • Este é o primeiro concurso da companhia com reserva de 20% de vagas para pessoas com deficiência, bem acima do percentual mínimo exigido por lei, que é de 5%.

  • As provas estão previstas para 24 de março, nas cidades onde os selecionados irão trabalhar.

Edifício-sede da Petrobras, no centro do Rio — Foto: Marcos Serra Lima/g1
1 de 1 Edifício-sede da Petrobras, no centro do Rio — Foto: Marcos Serra Lima/g1

Edifício-sede da Petrobras, no centro do Rio — Foto: Marcos Serra Lima/g1

As inscrições para o concurso público da Petrobras começam nesta quinta-feira (28), a partir das 10h. O processo seletivo, de nível medio/técnico, tem como objetivo preencher 6.412 vagas.

As vagas são distribuídas em 7 estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul e Pernambuco.

As oportunidades são para atuar em cargos como enfermagem do trabalho, logística de transportes, química de petróleo, segurança do trabalho, entre outros.

O concurso está oferecendo 916 vagas para início imediato e mais 5.496 para formação de cadastro reserva. A remuneração mínima é de R$ 5.878,82. Não há exigência de experiência profissional prévia.

💻 Os interessados podem se inscrever no site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), a banca organizadora do concurso, até as 18h do 31 de janeiro.

♿ Este é o primeiro concurso da companhia com reserva de 20% de vagas para pessoas com deficiência, bem acima do percentual mínimo exigido por lei, que é de 5%. Além disso, o processo seletivo também reservará 20% das vagas para negros.

"É um marco histórico do nosso processo de contratação da Petrobras, além de ser a materialização de um compromisso, de ter uma Petrobras cada vez mais diversa para todas as pessoas", afirma de Lilian Soncin, gerente executiva de RH da empresa.

O concurso avaliará os candidatos por meio de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório. As avaliações estão previstas para 24 de março nas cidades onde a Petrobras atua.

Os participantes deverão pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 62,79 até o dia 21 de fevereiro de 2024. Doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde e inscritos no CadÚnico podem solicitar a isenção da taxa.

O prazo de validade do processo seletivo será de 18 meses, a contar da data de publicação do edital de homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério da Petrobras.

'Enem dos concursos': como vai funcionar a prova unificada do governo em 2024

🗓️ Cronograma:

  • Inscrições: 28/12/23 a 31/1/24
  • Limite para pagamento da taxa de inscrição: 21/2/24
  • Aplicação das provas: 24/3/24
  • Consulta individual ao gabarito: 26/3 a 28/3/24
  • Resultado final das provas objetivas: 19/4/24
  • Envio da documentação e desempate: 23 e 24/5/24
  • Resultado do processo seletivo: 7/6/24

Veja dicas para estudar para concurso:

Como estudar legislação para concurso?