Fiscalização do TCE identifica ausência de plantonistas em unidades de saúde em Porto Velho

Fiscalização do TCE identifica ausência de plantonistas em unidades de saúde em Porto Velho



Outros problemas estruturais, físicos e de escala foram identificados em quatro unidades de pronto atendimento na capital.


Fiscalização foi realizada em unidades de saúde de Porto Velho — Foto: TCE-RO/Divulgação

Fiscalização foi realizada em unidades de saúde de Porto Velho — Foto: TCE-RO/Divulgação

A ausência de profissionais da saúde plantonistas e falhas nos controles de escalas foram alguns dos problemas encontrados em unidades de saúde de Porto Velho durante fiscalização realizada pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) na madrugada desta quinta-feira (18).

A inspeção foi feita para verificar o controle e a presença de profissionais previstos nas escolas de plantões. Participaram da ação oito auditores do TCE que, divididos em equipes, vistoriaram quatro unidades de atendimento 24 horas:

  • Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Leste
  • Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sul
  • Unidade José Adelino
  • Policlínica Ana Adelaide

A ação de fiscalização foi realizada devido o recebimento de denúncias sobre a falta de médicos nos plantões. Foi constatada a ausência de profissionais de saúde e o descumprimento da carga horária. Também foram encontrados problemas envolvendo infraestrutura precária, controle de medicamentos, manutenção de equipamentos e condições limpeza e sinalização.

Segundo o TCE, outras inspeções estão previstas para serem realizadas com o objetivo de avaliar os procedimentos implementados pela gestão de saúde.

Um relatório técnico deve ser elaborado e encaminhado aos órgãos responsáveis pela gestão e acompanhamento da execução de políticas públicas.

O g1 questionou a prefeitura sobre os problemas apontados na fiscalização, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

Postar um comentário

0 Comentários