Nos últimos sete anos, a cidade já trocou de prefeito seis vezes. Eleição deve ser realizada ainda em janeiro.


Em sessão, vereadores aprovam novas eleições em Candeias do Jamari, RO — Foto: Redes Sociais/Reprodução

Em sessão, vereadores aprovam novas eleições em Candeias do Jamari, RO — Foto: Redes Sociais/Reprodução

Na tarde desta sexta-feira (19), os vereadores de Candeias do Jamari (RO) aprovaram, em sessão, uma resolução que normatiza a realização de eleições indiretas no município para escolher um novo prefeito e um vice de um "mandato tampão".

Ainda conforme a Procuradoria, quando há dupla vacância (ausência de prefeito e vice), a Lei Orgânica do município determina que seja feita uma nova eleição. A resolução foi aprovada por unanimidade e deve ser publicada do Diário Oficial dos Municípios ainda nesta sexta.

Conforme a Procuradoria, qualquer cidadão que se encaixe nas leis eleitorais pode montar uma chapa e concorrer. O novo prefeito e seu vice serão escolhidos pelos vereadores da cidade ainda neste mês.

Os eleitos devem ficar no cargo até dezembro de 2024. Depois disso, tomam posse os que forem escolhidos nas eleições gerais municipais que acontecem em outubro deste ano.

Seis prefeitos em 7 anos

Em sete anos, seis prefeitos passaram por Candeias do Jamari. Apenas um deles (Lucivaldo Fabrício), conseguiu concluir o mandato. Alguns dos escolhidos ficaram no cargo por menos de cinco meses.